domingo, 26 de junho de 2011

Estampas Eucalol - Xangai

Montado no meu cavalo
Libertava Prometeu
Toureava o Minotauro
Era amigo de Teseu
Viajava o mundo inteiro
Nas estampas eucalol
A sombra de um abacateiro
Ícaro fugia do sol.

Subia o monte Olimpo
Ribanceira lá do quintal
Mergulhava até Netuno
No oceano abissal
São Jorge ia prá lua
Lutar contra o dragão
São Jorge quase morria
Mas eu lhe dava a mão
E voltava trazendo a moça
Com quem ia me casar
Era minha professora
Que roubei do Rei Lear.


O MERCADOR E O LOURO


Era uma vez um mercador que mantinha um papagaio preso em uma gaiola. Quando estava para ir à Índia, em uma viagem de negócios,ele disse ao pássaro: - Eu estou indo à sua terra natal. Você tem alguma mensagem para os seus parentes selvagens?- Simplesmente diga a eles - disse o papagaio - que estou vivendo aqui em uma gaiola. Quando o mercador retomou, falou ao papagaio:- Eu sinto dizer que tão logo encontrei os seus parentes selvagens lá na floresta e os informei de que você estava engaiolado o choque foi muito forte para um deles. Assim que ouviu a notícia, caiu do galho onde estava e não tenho dúvidas de que morreu de tristeza.
Imediatamente, assim que o mercador terminou de falar, o papagaio teve um colapso e caiu inerte no chão de sua gaiola.
Penalizado, o mercador tirou o papagaio da gaiola, colocando-o do lado de fora, no jardim. Então o papagaio, tendo captado a mensagem de seu parente selvagem, levantou-se e voou para fora do alcance do mercador.

(Conto Sufi)

Frases que eu ouvi e que fazem sentido em mim e em mim reverberam...



... quase tudo que acontece, está articulado para que nada nos aconteça...

... tudo o que eu invento é falso...

...quando a gente fala uma coisa, ela nunca mais para de falar...

... eu não sou dona do que eu falo, eu sou apenas a passagem do que passa em mim...

A jornada interior - Joseph Campbell

A águia e a serpente




Uma imagem constante é a do conflito entre a água e a serpente. A serpente ligada à terra, a água em vôo espiritual, esse conflito não é algo que todos esxperimentamos? E então, quando as duas se fundem, temos um esplêndido dragão, a serpente com asas. Em qualquer parte da terra, as pessoas reconhecem essas imagens. Quer eu esteja lendo sobre mitos polinésios, iroqueses ou egípcios, as imagens são as mesmas e falma dos mesmos problemas. O que muda é a roupagem e a época. É como se a mesma peça fosse levada de um lugar a outro, e em cada lugar os atores locais vestissem costumes locais e encenassem a mesma velha peça. E essas imagens míticas passam de geração a geração, quase inconscientemente. Isso é absolutamente fascinante, porque elas falam do profundo mistério de você e de tudo o mais. É um mistério tremendo, horrível, porque destrói todas as noções fixas que você tem das coisas, e ao mesmo tempo é absolutamente fascinante, porque diz respeito à sua própria natureza, ao seu ser. Quando você começa a pensar nessas coisas, no mistério interior, na vida interior, na vida eterna, não há muitas imagens à sua disposição. Você começa, por sua conta, com as imagens já presentes em algum outro sistema de pensamento. O que se revela com os mitos é que no fundo do abismo, desponta a voz da salvação. O momento crucial é aquele em que a verdadeira mensagem de transformação está prestes a surgir no momento mais sombrio surge a luz.
Como no poema de Roethke "Num tempo de trevas o olho começa a enxergar." É a identificação do Cristo dentro de você. O Cristo em você não morre. O Cristo em você sobrevive à morte e ressuscita. O céu e o inferno estão dentro de nós. Este é o grande esforço conscientizador onde todos os deuses, todos os céus, todos os mundos estão dentro de nós. São sonhos amplificados, e sonhos são manifestações em forma de imagem, das energias do corpo, em conflito umas com as outras. Este órgão quer isto, aquele quer aquilo. O cérebro é um dos órgãos.
A vida vive de matar e comer a si mesma, rejeitando a morte e renascendo, como a lua.
A serpente flui como a água e por isso é aquática, mas sua língua continuamente dispara fogo. Assim você tem aí o par de opostos, reunidos na serpente.
Na história cristã a serpente é o sedutor; é aquele ser que trouxe o pecado ao mundo. A mulher é quem ofereceu a maçã ao homem. Essa identificação da mulher com o pecado, da serpente com o pecado, e portanto da vida com o pecado, é um desvio imposto à história da criação, no mito e na doutrina da queda, segundo a Bíblia.
O mistério da vida está além de toda concepção humana. Tudo o que conhecemos é limitado pela terminologia dos conceitos de ser e não-ser, plural e singular, verdadeiro e falso. Sempre pensamos em termos de opostos. Mas Deus, o supremo, está além dos pares opostos, já contém em si tudo.
A fonte da vida temporal é a eternidade. A eternidade se derrama a si mesma no mundo. É a idéia mítica, básica, do deus que se torna múltiplo em nós. Na Índia, o deus que repousa em mim é chamdo o "habitante" do corpo. Identificar-se com esse aspecto divino, imortal, de você mesmo é identificar-se com a divindade.
A eternidade está além de todas as grandes religiões do Oriente. Nosso desejo é pensar a respeito de Deus. Deus é um pensamento. é um nome, é uma idéia. Mas sua referência é a algo que transcede a todo pensamento. O supremo mistério de ser está além de todas as categorias de pensamento. Como Kant disse, a coisa em si é não-coisa. Transcende a coisidade e vai além de tudo o que poderia ser pensado. As melhores coisas não podem ser ditas porque transcendem o pensamento. As coisas um pouco menos boas são mal compreendidas, porque são os pensamentos que supostamente se referem àquilo a respeito de que não se pode pensar. É absurdo pensar ou falar em Deus deste ou daquele sexo. O poder divino é anterior à separação sexual.


O Poder do Mito - Joseph Campbell

Compartilhando um pouco deste grande pensador que eternizou seus estudos em livros e séries de DVDs riquíssimos.

" A jornada do herói trata da superação das paixões selvagens e irracionais dentro de nós, é uma vida vivida em termos de autodescoberta."

As crianças são adoráveis porque estão caindo a todo instante e porque têm o corpo pequeno e a cabeça muito grante. Walt Disney sabia tudo a respeito quando concebeu os 7 anões... assim como nossos divertidos cachorrinhos são adoráveis por serem tão imperfeitos. A perfeição é algo tedioso e desumano. O umbilical, a humanidade, aquilo que se faz humano e não sobrenatural e imortal - isso é adorável. É por essa razão que algumas pessoas têm dificuldade em amar a Deus; nele não há imperfeição alguma. Você pode sentir reverência, mas isso não é amor. É o Cristo na cruz que desperta nosso amor através do sofrimento. Sofrimento é imperfeição. Assim como a história do sofrimento humano, a luta, a vida...a juventude chegando ao conhecimento de si mesma, e tendo que passar por isso.
Mitos são histórias de nossa busca da verdade, de sentido, de significação, através dos tempos. Todos nós precisamos compreender a morte e enfrentá-la, bem como, todos nós precisamos de ajuda em nossa passagem do nascimento à vida e depois à morte. Precisamos que a vida tenha significação, precisamos tocar o eterno, compreender o misterioso, descobrir o que somos. Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramento físico, tenham ressonância no interior de nosso ser e de nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos. É disso que se trata, afinal, e é o que essas pistas nos ajudam a procurar, dentro de nós mesmos.
O mito, é a experiência da vida. A mente se ocupa do sentido. Qual é o sentido de uma flor? Há uma história zen sobre um sermão do Buda, em que este simplesmente colheu uma flor. Houve apenas um homem que demonstrou, pelo olhar, ter compreendido o que o Buda pretendera mostrar. O próprio Buda é chamado "aquele que assim chegou". Não faz sentido. Qual é o sentido do universo? Qual é o sentido de uma pulga? Estamos tão empenhados em realizar determinados feitos, com o propósito de atingir objetivos de um outro valor, que nos esquecemos de que o valor genuíno, o prodígio de estar vivo, é o que de fato conta. Lendo os mitos, aprendemos que podemos voltar para dentro e captar a mensagem dos símbolos. O mito ajuda a colocar sua mente em contato com essa experiência de estar vivo. Ele diz o que a experiência é. Casamento por exemplo. O que é casamento? O mito dirá que é a reunião da díade separada. Originariamente, vocês eram um. Vocês agora são dois, no mundo , mas o casamento não é senão o reconhecimento da identidade espiritual. É diferente de um caso de amor, não tem nada a ver com isso. É outro plano mitológico de experiência. Quando pessoas se casam porque pensam que se trata de um caso amoroso duradouro, divorciam-se logo, porque todos os casos de amor terminam em decepção. Mas o matrimônio é o reconhecimento de uma identidade espiritual. Se levamos uma vida adequada, se nossa mente manifesta as qualidades certas em relação à pessoa do sexo oposto, encontramos nossa contraparte masculina ou feminina adequada. Mas se nos deixarmos distrair por certos interesses sensuais, iremos desposar a pessoa errada. Desposando a pessoa certa, reconstruímos a imagem do Deus encarnado, e isso é que é o casamento.
Nos mitos, os temas são atemporais, e a inflexão cabe à cultura.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Que toda criança possa crescer e ser um adulto... feliz!! - Palavra Cantada

Toda Criança Quer

Em especial, por quem mais luta pela vida.


Toda criança quer
Toda criança quer crescer
Toda criança quer ser um adulto

E todo adulto quer
E todo adulto quer crescer
Para Vencer e ter acesso ao mundo

E todo mundo quer
E todo mundo quer saber
De onde vem
Pra onde vai
Como é que entra
Como é que sai
Por que é que sobe
Por que é que cai
Pois todo mundo quer...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Contar histórias é ter sempre borboletas no estômago...



Borboleta...
Que voa
Ilumina
Reluz
Borboleta...
Que encanta
Traz beleza
Seduz
Borboleta...
Com seu vôo eterno
Cada vez mais alto
Chegará ao topo
E encontrará a luz..."
                             Danielle Sgorlon