quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As 3 Cabeças de Ouro - na Biblioteca Hans C. Andersen

Drika Nunes e Anelise


Livraria Saraiva - Editora Nobel






Mais um mês termina e esse foi bem especial e por muitos motivos: verão, carnaval, mês curtinho e com cara de começo, finalizei meu estágio como doutora cidadã e estou prestes a virar "doutora Tsulenta Nada Quente", completei mais um ano de vida e começo a realizar um grande sonho no aprendizado de contar e ouvir histórias.
Esse mês contei muitas histórias na AACD e nas livrarias Saraiva, os shoppings foram Center Norte, Ibirapuera, Galleria e Iguatemi de Campinas.
Foram histórias com príncipes, princesas, sapos encantados, árvore repleta de frutas, flores e alegria, teve até convite de casamento, lagarta em metamorfose e jogo de futebol entre animais com dentes e animais com asas, com um morcegão chegando atrasado e virando estrela do jogo. Foi tudo bem legal.
Que venha março!

Programação de Março da Biblioteca Belmonte

Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO GRATUITA –MARÇO - 2012

EXPOSIÇÕES FIXAS: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas
De 05 a 30- 2ª. a 6ª, das 10 às 19h e sáb. das 9 às 16h.- MITOS: METAMORFOSES NA BIBLIOTECA - O público poderá conferir belas ilustrações de mitos e lendas criadas pelo artista plástico Roberto Marques. A técnica de colagens de recortes em papel Colorplus de cores chapadas, denominada pelo próprio artista de ‘’desenho com tesoura’’, são minuciosas, feitas por quem valoriza a habilidade manual e é caracterizada por sua clareza e harmonia, acentuando a poesia das imagens. A produção é feita pela Via Social (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocinada por Banco Itaú, Eletrobras e Ministério da Cultura. Módulo Editado .


De 19 a 31/03, 2ª a 6ª das 10 às 19h e sáb. das 9 às 16h. - TECENDO 30 ANOS DE FEMINISMO -Painel coletivo bordado por 20 mulheres que retratam a história do feminismo no Brasil. A partir do acervo documental (fotos, cartazes, agendas, pinturas, etc) da ONG União de Mulheres de São Paulo e da memória das participantes do grupo, a artista plástica Maria Gorete Mendonça e a arquiteta Therezinha Gonzaga criaram desenhos, que serviram de base para os bordados, e retratam as reivindicações do movimento feminista no Brasil. Assim como o movimento feminista trouxe para o debate público e para a política as questões das mulheres, bordar essa trajetória é também ressignificar uma técnica que socialmente esteve ligada ao espaço privado. A atividade foi coordenada pela socióloga Valdirene Gomes.
PALESTRA
Dia 23 de março, sexta, das 14 ás 17h.
BATE PAPO: 30 ANOS DE FEMINISMO
Com Maria Amélia de Almeida Teles, coordenadora do Projeto de Promotoras Legais Populares e do Projeto Maria, Maria, e integrante da União de Mulheres de São Paulo; e Therezinha Gonzaga, arquiteta, também integrante da União das Mulheres. Exibição do Documentário com Duração: 15 min. Diretora: Elisa Gargiulo - Em 2011, a União de Mulheres de São Paulo completou 30 anos. Elisa Gargiulo fez um documentário sobre a fundação e trajetória dessa instituição, que é uma das principais organizações feministas da América Latina. Com depoimentos de Terezinha Gonzaga, Crimeia Almeida, Amelinha Teles, Arlene Ricodi, Katia Antunes, Margarete Rago e outras, este curta conta uma parte da história do feminismo no Brasil.

TEATRO
Dias 03, sábado, às 14h; 13, terça-feira, às 19h, e 28/03, quarta-feira, às 19h. - ENCONTRO COM O DESTINO – Peça contemplada com o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré ed. 2010 do Ministério da Cultura, adaptada do folheto de cordel de mesmo nome escrito pelo poeta Moreira de Acopiara. A peça conta a história de um ex-combatente de Canudos que ficou cego.Em vez de ir para o Rio de Janeiro na busca pelo seu Capitão na época da guerra, desembarca por engano em São Paulo, no Brás, onde eram recebidos os imigrantes em busca de trabalho. Direção: Paulo Bueno. Cia. Trupe di Cinco. Adaptação do Cordel de Moreira de Acopiara.


Dia 31, sábado – 11h - GUARDA ZOOL- Cia Circo De Bonecos - O espetáculo conta a história de dois amigos atrapalhados que se preparam para um dia de passeio à praia. Ao pisarem na areia a confusão começa e só termina no fim do espetáculo, sem que os atores saiam de cena um só segundo. Os limites do "isso pode" e "isso não pode", tão caros entre pais e filhos temperam essa divertida história. Acima de 3 anos. 55 minutos.


SHOW

Dia 17, sábado às 17h - MOSTRA CHAPÉU DE PALHA – A Biblioteca Belmonte recebe a Mostra Chapéu de Palha, projeto premiado pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré do MINC, que consiste na exibição de documentário sobre o poeta Patativa do Assaré e apresentações de repentistas, cordelistas e Forró Pé-de-Serra. Haverá degustação de quitutes tipicamente nordestinos.




Dia 31, sábado, às 15h - SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani.
LITERATURA


Dia 14, quarta, às 11h - V ENCONTRO DE MULHERES ESCRITORAS EM SANTO AMARO- No auditório Kiyomi Oba, rico encontro no qual escritoras falam e respondem sobre suas experiências literárias. Participação de Vanessa Meriqui, Isaura Camila, Maríla do Céu, Nina Ferraz, Mara Cedro, Leda Krml.




Dia 15, quinta-feira, 19h - XIII ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – Edição especial: Vencedores do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré e lançamento dos respectivos cordéis: Os três fios de cabelo de ouro do diabo – Josué Gonçalves de Araújo; O martírio de uma mãe pelo filho drogado – Varneci do Nascimento; A saga de Berenice com seu boizinho encantado – João Gomes de Sá; Rino: O rato que roeu a roupa do rei de Roma – Cleusa Santo; e No Reino dos Imbuzeiros – Aldy Carvalho.

Dia 30, sexta-feira, às 14h30 - ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL– O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa. Chefs Convidadas: Izabel Andrade, Alda Colmanette, Iraci Cardoso, Vera Bastida, Rosa Bruno e Carla Clark que relatarão e apresentarão suas receitas prediletas; na sala temática.

ENCONTRO

Dia 16, sexta-feira, às 11h - MULHERES ARRETADAS E PORRETAS- No auditório Kyiomi Oba Mulheres formadoras de opinião, relatam experiências de superação, conquistas, descobertas e empreendedorismo. Performance especial de Aderaldo Maia que utilizando lãs, linhas e carretéis encena Mulher Tecelã, com aparato técnico de Renato Cezar..

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Dias 7 e 21, quartas-feiras, às 10h e 14h - CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL- Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.

Dia 10, sábado, às 15h - PEQUENAS LEITORAS CONTAM GRANDES MULHERES- 3º ano do projeto onde meninas de 8 a 12 anos contam histórias cujos personagens centrais são mulheres da história universal. Participação de Débora Davito, Luana Magalhães e Carolina Tomazelli.. Na sala de contação.
Dia 20 , terça-feira, às 14h30 - SOB AS RENDAS DAS REDES A REDE RODA CONTOS COM CANTOS
Em homenagem ao Dia Mundial de Contação de Histórias, a Biblioteca Belmonte promove uma roda de contadores que narra contos de gêneros diferentes e em estilos diversos mas tendo em comum cantigas, ladainhas e trovas como componentes da narrativa. A ação acontece no auditório Kiyomi Oba onde a ambientação vale-se de redes e rendas.
Dia 28, quarta-feira, às 14h30 - NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e acompanhantes - interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha.




OFICINA

QUADRINHOS EM XILOGRAVURA - Integrando o projeto “Fanzines nas Zonas de Sampa” da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas iniciado em 2006, esta oficina leva ao público infantil uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Haverá aulas teóricas e práticas. O diferencial desta oficina, brilhantemente ministrada pelo artista orientador Ezê na Biblioteca Belmonte, está na junção das duas técnicas: quadrinhos e Xilogravura. As aulas ocorrerão aos sábados, das 10 às 13h, a partir do dia 10 de março. Inscrições abertas.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Evento Tarsila do Amaral - contação de histórias

Fui convidada pela Rita Nasser, minha querida mestra a participar do evento da Escola Tarsila do Amaral, no dia da família, foi uma delícia contar histórias para uma turminha tão participativa.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Doutores da Alegria - Curso de Palhaço



Os mesmos princípios que regem a relação do palhaço com a criança no hospital - curiosidade, flexibilidade, reconhecimento da importância da história de cada um, aprendizado mútuo, escuta – formam a base da nossa Escola, um espaço de troca, de pesquisa, de crescimento profissional e pessoal.

A Escola volta à ativa em março com o curso "Palhaço para curiosos" em São Paulo. O curso é voltado ao público que tem curiosidade sobre o palhaço, mas não necessariamente deseja se tornar um artista. É destinado à diversão e ao prazer de se criar em grupo.

A Escola tem um processo distinto da seleção de artistas para ingresso no elenco dos Doutores da Alegria, de modo que seus cursos não se destinam a formar palhaços para a atuação em hospitais, e sim para que a população possa ter a experiência do palhaço, da alegria, da arte.

Palhaço para curiosos - sem contra-indicações, mas com efeitos colaterais!
Baseado em jogos e brincadeiras, princípios de improvisação e trabalho coletivo para estimular a criatividade e a percepção de si e do outro, o resgate do olhar e da escuta e o trabalho com base no apoio e confiança mútuos. Neste curso, não se utiliza o nariz de palhaço; a máscara tem função inspiradora. O curso fala da lógica incomum do palhaço, um ser único que, com sua liberdade de pensamento, se relaciona com a vida de forma singular. A ideia é se divertir!

As inscrições vão até 7 de março. Veja mais informações sobre o curso clicando aqui e faça sua inscrição aqui.

Quando
De 13 de março a 8 de maio de 2012 – 8 encontros
Aulas às terças, das 19h30 às 23h, totalizando 28 horas

Onde
Galpão dos Doutores da Alegria em São Paulo - Rua Alves Guimarães, 73 Pinheiros (a 4 quarteirões da Estação Clínicas do Metrô - 15 minutos a pé)

Investimento
R$ 810,00
à vista com 5% de desconto = R$ 769,50
ou parcelado em 3x de R$ 270,00 (depósito de matrícula mais 2 cheques pré-datados)

Para este curso, foram disponibilizadas 24 vagas que serão preenchidas por ordem de recebimento dos comprovantes de pagamento

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

20 de Março - Dia do Contador de Histórias

 SOB AS RENDAS DAS REDES
A REDE RODA CONTOS COM CANTOS
20 de março é o Dia Mundial de Contação de Histórias. A Biblioteca Belmonte promove uma roda de contadores que narra contos de gêneros diferentes e em estilos diversos mas tendo em comum cantigas, ladainhas e trovas como componentes da narrativa. A ação acontece no auditório Kiyomi Oba onde a ambientação vale-se de redes e rendas.
Você contador entre nesta roda, conte com versos bem bonitos, não diga adeus e nem vá embora antes do chazinho com bolinho de chuva.( Contos com duração de até 10minutos)
A roda será dia 20/03/2012 - 3a. feira - às 14h30 aqui na Belmonte e conta com apoio do Projeto Conta Comigo do Curso de pedagogia da UNIÍTALO.
Confirme sua participação por email ( bmbelmonte@yahoo.com.br, asasousa@uol.com.br ou
bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br) ou p/ telefone 5687-0408 com Andrea ou Izabel até dia 15/03/2012.
Dia 20/03/2011 - 14h30 na 
Biblioteca Belmonte - Cultura Popular
Rua Paulo Eiró, 525 - junto à Pça. Floriano Peixoto
Sto Amaro - SP - SP - F. 5687-0408
www.bibliotecabelmontesp.blogspot.com

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATELIÊ: A ARTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS INTENSIVO


 

Os contos de tradição oral, com sua magia e encantamento estiveram por longo tempo afastados do nosso cotidiano. Nesse período, graças ao trabalho de folcloristas e compiladores, foram recolhidos na forma escrita.
Resgatados na cena urbana pelos contadores contemporâneos, eles vem chamando atenção de profissionais de todas as áreas do conhecimento.
Saber contá-los com graça é uma arte: a arte da palavra oral.


O ateliê é dividido em quatro temas com duração de 05 horas/aula cada um, perfazendo um total de 20 horas/aula.


O objetivo geral é trabalhar a poética da oralidade, instrumentalizando o participante para desenvolver-se na arte de contar histórias.


A Metodologia é teórico-prática no Tema I, quando os participantes serão introduzidos na questão dos contos de tradição oral no mundo contemporâneo.   Nos demais Temas (II, III, e IV) será essencialmente prática. Serão propostos exercícios vivenciais de expressão, memorização, improvisação, ritmo, etc.


Cada turma é formada por 10 participantes, o que possibilita um trabalho quase individualizado.



TEMA I: DA LETRA À VOZ

Palavra oral e palavra escrita têm códigos lingüísticos diferentes. O que é precioso e desejável para o texto escrito pode não sê-lo para o texto oral, e vice-versa. Isto faz com que um belo conto de tradição oral “guardado” na palavra escrita e respeitando-lhe, portanto os códigos próprios, quando transposto novamente para a oralidade pode perder muito de seu poder de encantar, caso o contador não atente para a diferença dos códigos lingüísticos.


Objetivos:

ü Reconhecer a diferença de códigos lingüísticos.
ü Apropriar-se da técnica de descolamento do texto escrito para construir seu próprio texto na cena da oralidade.
ü Experimentar-se no processo criador



TEMA II: O GESTO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Destacamos os gestos como uma das habilidades mais significativas da performance do contador de histórias. O corpo deve falar o mesmo que a voz. Quando os gestos não estão sintonizados com a fala a comunicação fica comprometida. A gestualidade própria do contador não é redundância, nem teatralidade, ela é a extensão da palavra falada.


Objetivos:

ü Aprimorar a consciência corporal na expressão de emoções e sentimentos.
üAmpliar o repertório gestual descobrindo novas formas de expressão e ritmos gestuais.



TEMA III: A FALA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Precedendo a linguagem, a voz tem qualidades materiais: o tom, o timbre, a amplitude, a altura e a fluência. Ela pode abrir espaços na imaginação do ouvinte através da entonação, inflexão e ritmo. Uma voz monótona faz dormir. Variar o tom, interpretar a voz dos personagens, quebrar a monotonia abaixando o tom, falando lentamente, em seguida aumentando-o. Modificar o ritmo de acordo com a ação descrita. Tudo isso dá vida à narrativa.




Objetivos:

ü Conhecer os recursos expressivos da voz como ritmo, entonação, interpretação entre outras psicodinâmicas vocais.
ü Experimentar outros recursos sonoros (instrumentos musicais) para incrementar as histórias.



TEMA IV: O ESTILO PESSOAL

O contador de histórias constrói seu texto a partir da interatividade com seus ouvintes. A observação de suas reações ao que ele está contando orienta essa construção. O estilo pessoal está relacionado à forma de cada um se comunicar e das intenções na comunicação. Um mesmo conto pode ser contado de diferentes formas: Intimista, interativo, dramático, cômico. Também pode ser contado a um publico infantil ou adulto. Cada contador deverá considerar seus recursos pessoais sua intenção ao contar, sua melhor performance na comunicação e com esses elementos desenvolver  o próprio estilo.


Objetivos:

ü Pesquisar as habilidades e talentos pessoais e colocá-los a serviço da arte de contar.
ü Trabalhar sobre as próprias intenções e como dar forma a elas.



Responsável pelo Ateliê: Gislayne Matos:

Mestra em educação pela Faculdade de Educação da UFMG, graduou-se em pedagogia, pela FUMEC-BH em 1975. Especializou-se em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC-MG em 1987.
No período de l990 a l993 especializou-se em Art en Thérapie et en Psychopédagogie-Diplôme d’Université  pela Université René Descartes-Paris V e pelo INECAT- Institut  National d’Expression, de Création, d’Art et de Thérapie-Paris, onde se certificou.
Ainda neste período, participou do “Programme de Formation Interculturelle”, da Association Interferences Culturelles-Paris, formando-se em interculturalidade na mesma associação.
Em sua formação como arte-terapeuta dedicou-se ao aprofundamento do estudo da utilização de contos como recurso terapêutico e educacional e preparou-se na arte de contar histórias.
É uma das idealizadoras do Projeto Convivendo com Arte, que promove a formação de novos contadores de histórias, e do Projeto Noite de Contos, realizado mensalmente na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, no período de 1994 a 2000. 
Autora dos livros: A palavra do contador de histórias  e O ofício do Contador de Histórias, este último em co-autoria com Inno Sorsy, contadora de histórias de origem africana, ambos editados pela Martins Fontes e indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com a “menção altamente recomendável” na categoria: teóricos em 2005.
Coordenou no IEC-PUC Minas o curso de pós-graduação lato sensu: Arte e Educação da palavra oral à escrita.
Ministra cursos para a formação de novos contadores de histórias, além de disciplinas relacionadas à utilização de contos em contextos terapêuticos e educacionais em cursos de pós-graduação e faz palestras em instituições públicas e privadas em diversas cidades do Brasil.


Local: Rua Caraça, 433 - Serra
Fones: 31- 3221-0760 ou 8559-0760

Vagas: 10 alunos

Investimento:
2 parcelas de 160,00 sendo a primeira, depósito bancário até 10/02/12 e a outra cheque pré-datado entregue no 1º dia do curso para 30 dias. A inscrição só será confirmada após depósito bancário.

Dados bancários:
Banco do Brasil
Gislayne Avelar Matos
Ag: 3495-9
C/C: 12894-5