quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PÓS GRADUAÇÃO 2013

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A 5ª. EDIÇÃO DO CURSO PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: ABORDAGENS POÉTICA, LITERÁRIA E PERFORMÁTICA – 2013
Obs: Por favor, leia com atenção este edital antes de efetuar consultas por e-mail ou telefone.
Obs 2: É importante esclarecer que a Associação Viva e Deixe Viver ao ceder suas instalações é parceira na realização da pós-graduação. Portanto, cursar a pós NÃO credencia o aluno como voluntário na ONG. Caso o aluno queira vir a ser voluntário da Associação Viva e Deixe Viver deverá passar pelo processo seletivo desta associação.
Inscrições Abertas até 18 de Janeiro de 2013
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Abordagens poética, literária e performática
Coordenação do curso: Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira
Doutorando e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Diretor de Teatro, contador de histórias e professor. Atualmente é Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso do REDEFOR pós-graduação em Arte promovido pelo Instituto de Artes da UNESP.
1. Funcionamento do curso:
1.1. O curso de pós-graduação lato sensu foi concebido no final do ano de 2009 e implantado no início do ano de 2010. Sua realização dá-se em parceria com três instituições: Sead (Serviços Educacionais à Distância) – que faz a gestão administrativa do curso, por tratar-se de um curso pago e de natureza privada; a Associação Viva e Deixe Viver que fornece a infra-estrutura (instalações; equipamentos; etc) para que o curso aconteça na cidade de São Paulo; e, por fim, o ISEPE – Instituto Superior de Ensino do Paraná que faz a gestão pedagógica e que legitima o curso junto ao MEC, por estar credenciado pela portaria número 579-2002 MEC, publicado no Diário Oficial da União número 43 de 05-03-2002. O curso acontece de acordo com a Resolução 01-07, de 08-06-07, do CNE-CES.
1.2 Início: 04 de março de 2013 – Término: Março de 2015.
1.3. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras, exceto feriados, das 19h30 às 22h30. O curso tem a carga horária total de 400 horas (incluindo preparo do TCC) e duração de 24 meses, contando com a escrita e entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
1.4. Do programa do curso:
Disciplinas
1. Fundamentos da Arte de Contar Histórias
Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira
2. Produção escrita poético-literária
Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira
3. Contos Populares
Prof. Ms. Robson A. Santos – Profa. Ms. Ivani Magalhães – Prof. Esp. Antonia Andréia Sousa.
4. Memória, imaginação e imaginário: da tradição filosófica à arte da oralidade.
Prof. Ms. Fernando Chuí
5. Jogos Teatrais: o jogo cênico como fundamento performático
Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira e Prof. Esp. Silvionê Chaves
6. A narratividade em cena: como o teatro absorve e utiliza-se da narrativa oral na contemporaneidade.
Prof. Ms. Ligia Borges
7. Performances narrativas
Profa. Especialista Simone Grande
8. A formação da biblioteca do narrador
Profª. Ms. Ângela Castelo Branco
9. Laboratório de manipulação de objetos
Profa. Especialista Kelly Orasi
10. Histórias Contadas da Boca para Dentro e Leituras de Corpo Inteiro
Profa. Ms. Leticia Liesenfeld
11. Laboratório de criação de canções
Prof. Ms. Fernando Chuí
12. A corporeidade da palavra e a tatilidade do dizer do corpo
Prof. Dra. Juliana Jardim
13. Metodologia da Pesquisa Científica
Prof. Ms. Luiz Felippe Matta Ramos
14. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

2. Abertura das inscrições:
2.1. A inscrição para a participação do processo de seleção para o curso de pós graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática, poderá ser efetuada pelo e-mail contarhistorias.pos@gmail de 12 de novembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013. Telefone para informações: 11 – 3081-6343.
2.2. Para efetuar a inscrição o candidato deverá encaminhar via e-mail (contarhistorias.pos@gmail.com) cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Certificado de Conclusão de Graduação, comprovante de residência, breve currículo descrevendo as experiências de formação e profissionais e uma carta de intenção descrevendo as motivações para participar do curso.
2.3. Após o envio da documentação o candidato receberá uma ficha de inscrição que deverá ser preenchida e reencaminhada para o e-mail contarhistorias.pos@gmail.com e somente após este procedimento é que o candidato receberá um e-mail informando: “Sua inscrição foi efetuada com sucesso. Aguarde o agendamento para realizar a entrevista”.
3. Processo de seleção:
3.1. Após a inscrição os candidatos passarão pela seguinte seleção:
3.1.1. Análise de currículo e da carta de interesse.
3.1.2. Entrevistas: os selecionados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca das datas para participar da segunda etapa. As entrevistas ocorrerão entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.
3.1.3. A lista dos aprovados será publicada no blog www.contarhistorias-pos.blogspot.com e os alunos aprovados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca de sua aprovação.
4. Matrículas:
4.1. Os aprovados terão entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2013 para realizarem suas matrículas de segunda a quarta-feira das 19h às 22h na sede da Associação Viva e Deixe Viver.
5. Documentação necessária para a matrícula:
5.1 No ato de matrícula o candidato deverá entregar IMPRETERIVELMENTE a documentação completa (não serão aceitas matrículas com a documentação incompleta):
- 2 fotos 3x4;
- Xerox autenticado do certificado de conclusão de curso de graduação;
- Xerox autenticado do histórico escolar;
- Xerox da certidão de nascimento ou casamento;
- Xerox de reservista;
- Xerox do título de eleitor;
- Xerox de comprovante de residência e comprovantes da última eleição;
6. Dos pagamentos:
6.1. No ato da matrícula o aluno deverá efetuar o pagamento da primeira, das 24 parcelas do curso. As parcelas terão o vencimento todo dia 10 de cada mês a partir do mês de março de 2012, portanto no ato da matricula o candidato deverá efetuar o pagamento da primeira parcela com dinheiro ou cheque pré-datado para o dia 10 de março de 2013, referente à primeira parcela. As demais parcelas serão consecutivas e terão vencimentos via boleto bancário todo dia 10 de cada mês a partir de abril de 2012.
6.2. Valor das parcelas do curso: R$ 480,00. O valor é fixo durante todos os 24 meses, não havendo reajuste ao longo do curso.
6.3. Número de parcelas totais do curso (incluindo preparo e entrega do TCC): 24 meses, com vencimento todo dia 10 de cada mês.
*Desconto de 10% para professores e bibliotecários da rede pública, Associados da ONG Viva e Deixe Viver e cooperados pela Cooperativa Paulista de Teatro.
7. Local de realização do curso:
As aulas acontecerão de maneira presencial todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h30 na sede da Associação Viva e Deixe Viver, localizada à Rua Fortunato, 140 – Santa Cecília – São Paulo – SP (5 minutos caminhando da Estação Santa Cecília do Metrô).
INFORMAÇÕES
11 – 3081-6343
INSCRIÇÕES

Seminários Práticos com a participação do Pensamento:

 
As mãos, a boca, o ouvido, o livro e a narrativa
Coordenação: Giuliano Tierno de Siqueira
Resumo: Os presentes Seminários Práticos com a Participação do Pensamento ambicionam constituir um espaço de experimentação das mãos, da boca, do ouvido, do livro e da narrativa no trabalho do contador de histórias. Serão 3 (três) encontros com duração de 3 (três) horas cada em que referências teóricas e exercícios de narração oral serão solidários ao trabalho do narrador.
Quando será realizado?
Dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2013
Horário: das 18h30 às 21h30
Quanto custará? R$ 180,00 (50% no ato da inscrição)
Local: Casa da História
Rua Tonelero, 912 – Lapa
Fones: 38039113 / 38684598
Inscrições: De 15 a 29 de janeiro
Mandar e-mail para: meninasdoconto@uol.com.br
nformações: 3868-4598 / 3803-9113
Breve currículo: Giuliano Tierno
Doutorando em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp. Diretor dos espetáculos Abaixo das Canelas (2006) e Melhor não Incomodá-la (2008), produzidos e realizados pela MiniCia Teatro. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Autor e organizador do livro A Arte de Contar Histórias, 2010, pela editora Ícone. Vencedor do Prêmio ProAC 7 - Difusão de Literatura no Estado de São Paulo pela Secretaria de Estado da Cultural de São Paulo em 2011. Professor e coordenador do curso de pós-graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias - Abordagens filosófica, poético-literária e performática, pelo ISEPE
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SEMINÁRIO PRÁTICO
Introdução
É intrínseca a relação das mãos com a produção de linguagem. Neste seminário ambiciona-se a criação de um fluxo de trabalho no campo da narrativa oral entre as mãos, a boca, o ouvido, o livro e a história.
As mãos pensadas a partir do ato, do fazer, do tecer, do produzir materialmente algo: afetar e afetar-se simultaneamente. As mãos a partir de tratados teóricos e poéticos como: As mãos negativas, proposta por Marguerite Duras em seu documentário de 1978; ou ainda, as mãos na tradição filosófica, pensada a partir do conceito de emancipação e da obra O mestre ignorante – cinco lições para a emancipação intelectual, do filósofo contemporâneo Jacques Rancière. A palavra emancipação significa literalmente, em língua portuguesa e em outras línguas derivadas do latim, “tirar a mão de cima”.
A boca como metáfora de um dizer expandido. A boca como o orifício que liga o interno e o externo, que em seu abrir e fechar articula a língua, que abre ou fecha dependendo do contexto “mancipatório” - em que as mãos de outrem estão sobre as cabeças dos sujeitos falantes - ou emancipatórios – em que os sujeitos ganham força para “tirar as mãos” do poder legislador dos sentidos – de suas cabeças.
O ouvido como símbolo da chegada de outras experiências e como mediador entre as frases e silêncios interiores e aquelas exteriores.
O livro é metáfora e objeto de trabalho. Metáfora ao pensarmos o lugar das autorias, objeto-símbolo neste seminário de suporte-guardador das experiências humanas. Das mais covardes e constrangedoras, que “mancipam” toda e qualquer narrativa, com moralidades e certezas irrefletidas às mais relevantes e próximas do dizer da boca-emancipada. Objeto ao articulá-lo à trama narrativa como um suporte imagético.
E por fim, a narrativa, matéria-princípio para o narrador de histórias. A narrativa que em nossa tradição ocidental é cravada pela marca da estrutura com começo, meio e fim, mas que em nossos tempos vêm ganhando outros acabamentos: outros. Nem melhores, nem piores. Apenas formas que precipitam os conteúdos de um tempo de perceber diverso ao tempo linear das narrativas clássicas.
Objetivo
O trabalho está estruturado de maneira pendular: teoria e prática. Pendular, pois são dois campos diferentes e paradoxalmente intrínsecos no processo de aprender, à medida que necessitam de disposições internas e externas distintas para que haja insurgências potentes, ao mesmo tempo em que encontram pontos de intersecção na prática matérica do fazer. Portanto, o objetivo precípuo deste trabalho é encontrar estes pontos de intersecção proposto acima a partir de uma prática, do fazer. Pontos estes que necessitam da experiência concreta para que seja possível a construção de caminhos para nomeá-los.
Ao encontrar tais pontos, a partir do experimento proposto, o objetivo passa a ser nomear as intersecções comuns às experiências dos participantes do seminário e procurar articular tais nomeações ao fluxo proposto entre as mãos, a boca, o ouvido, o livro e a narrativa na experiência do narrador.
Justificativa
Em minha experiência é comum me deparar com pelo menos dois tipos clássicos de posturas narrativas. A primeira postura é aquela explicitamente baseada em algum modelo narrativo, mas que o narrador não tem a mínima consciência de tal modelo ou de que está em pé sobre os ombros de modelos que o precedem. É esta distância deste corpo constituinte, que muitas vezes, alija aquele que narra da própria narrativa; das palavras tecidas no corpo do texto; das palavras tecidos no texto de seu corpo; de suas próprias mãos - muitas vezes exacerbando significações que nada contribuem para aquilo que está sendo narrado; de sua boca, pois muitas vezes ela não está aberta suficientemente para articular a língua singular daquele narrador; do livro, que foi escolhido de maneira apressada sem entrar em diálogo com as necessidades e urgências daquele narrador; e, por fim, da narrativa, princípio e chegada de todo narrador.
A segunda postura é a inversa, é aquela que às vistas do ponto que ocupo articulam as mãos, a boca, o livro e narrativa, mas que não necessariamente podem ser ensinadas numa palestra, numa aula, num seminário, numa fala. Senão, encontradas num fluxo de trabalho articulado e comprometido com o exercício narrativo.
É isto, portanto, que ambiciono trabalhar: explicitar a vista do ponto em que me ocupo e entender como o meu ponto de vista traça, junto com o ponto de vista dos participantes do seminário, uma linha no horizonte no campo de conhecimento da narrativa oral e como, a partir desta linha, poderemos encontrar a intersecção dos pontos entre teoria e prática com vistas a um alargamento da experiência do narrador de histórias.
Metodologia
A obra O Mestre Ignorante – cinco lições para a emancipação intelectual, do filósofo contemporâneo Jacques Rancière; o documentário produzido e criado por Marguerite Duras, Mãos negativas, em 1978; e a obra Leitura, recepção e performance, de Paul Zunthor, serão as referências metodológicas do trabalho que se segue:
Seminário Prático 1 – As mãos, a boca e o ouvido
Seminário Prático 2 – O livro e a narrativa
Seminário Prático 3 – As mãos, a boca, o ouvido e o livro no ato de narrar