sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ivaldo Bertazzo - o corpo, grande guardião da alma

Este ano tive o prazer de participar de um workshop desse profissional ímpar e algumas frases no decorrer do encontro, resolvi compartilhar com vocês, espero que façam bom uso delas.

"Eu passo, você passa, tudo passa... e o que é mesmo que passa? Passou?

- "Por que a gente fica velho e quer cuidar das coisas velhas?"

- " Ser humano é poder escolher. Eu quero escolher o nada, mas como é mesmo que se exerce o nada?"

Viva e deixe viver - humanização hospitalar ... o amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim!

Através das histórias lidas, contadas e inventadas (a história é o fio condutor da relação; acessando o imaginário) o Viva e deixe viver nos introduz ao mundo da criança e do adolescente no ambiente hospitalar, com o respeito à vida e à criança, que não deixa de ser criança por estar em um ambiente mais "hostil e invasivo" onde praticamente o único não que lhe cabe é o NÃO para a história... onde o "nosso ego" é o que menos conta, até porque o não não é para mim, precisamos nos atentar à individualidade e não a invasão.
Aprendo a cada novo encontro na AACD que firmei uma corrente de amor com as crianças e suas mães (normalmente são as mães que estão mais presentes).
É Consciência, Compromisso, Constância ... além do amor, da humildade e do exercício de cidadania, tentamos aplicar a fórmula do CHA (conhecimento, habilidade, atitude).

" A vida só vale a pena, se for uma vida pensada. Socrates"

"Creio que a imaginação pode mais que o conhecimento, que o mito pode mais que a história e que os sonhos podem mais que os fatos. Que a esperança sempre vence a experiência, que só o riso cura a tristeza; creio que o amor pode mais que a morte !"
                                                                                    Robert Fulghum

11/11/2011 - Conte histórias hoje, nem que seja uma, nem que seja a sua...

NÃO PERCA ESTE TREM QUE SAI AGORA ÀS 11HORAS
Hoje é 11/11/2011. Valendo-se dessa data única em um século, a Biblioteca Belmonte agrega, pela quarta vez , contadores de histórias para uma maratona de contação para os mais variados públicos, em diferentes espaços. A proposta proporciona o bem estar e a incursão ao imaginário, que só uma narração ao vivo consegue!

Serão histórias lidas, cantadas, narradas e declamadas. Lendas, fábulas, parábolas, contos de fadas, adágios, cordel, contos tradicionais e outros gêneros estarão no repertório de contadores, arte educadores, professores, estudantes de pedagogia,de letras, bibliotecários, recreacionistas, cordelistas, poetas, mediadores de leitura.

Hoje, nove estados brasileiros integram a maratona. As histórias serão contadas em bibliotecas, CEIs (Centro de Educação infantil), EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil, EMEF (Escolas municipais de Educação Fundamental) Escolas estaduais, municipais e particulares de ensino médio, universidades, livrarias, sítios, igrejas, ONGs, Centros Sociais de Juventude, lares, casas de cultura, asilos, orfanatos, hospitais, empresas, teatros, subprefeituras e Centros de Detenção.

O cronograma e roteiro das contações estarão disponíveis na Biblioteca Belmonte, no email: bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br ou asasousa@uol.com.br. blog http://bibliotecabelmonte2011.blogspot.com . telefones (011) 5687 04 08 5691 0433 com Andréa ou Dorinha, (011) 9442 01 97 (TIM) 6611 2472 (CLARO) com Antonia Andréa.

CONTE HISTÓRIAS, NEM QUE SEJA UMA! para seus colegas, familiares, amores, amigos, líder, liderados,clientes, vizinhos, alunos, pacientes, Enfim, a meta é contabilizarmos 1111 histórias no dia 11 do 11 do 11, das 11 às 11h. O slogan é NÃO PERCA ESTE TREM QUE SAI AGORA ÀS 11Hs, senão só no dia 11 do 11 de 3011