terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ateliê com Giuliano Tierno e Ângela Castelo Branco

 
Aos sábados serão convidados artistas que oferecerão oficinas aos visitantes da mostra nos Ateliês do Educativo Bienal. Nos quatro primeiros encontros, Giuliano Tierno e Ângela Castelo Branco promovem o Ateliê Literário Móvel.

PRÓXIMAS DATAS
DIAS:
22 E 29 DE SETEMBRO DAS 15H ÀS 17H

Lotação: 40 pessoas
Entrada gratuita
Informações: +55 11 5576-7611
educativo@bienal.org.br


Ateliê Literário nomeia a constituição de um lugar de criação literária que envolve leitura e escrita. Todo ateliê caracteriza-se como um local da construção e do fazer, onde as ferramentas devem estar sempre à mão e o processo de criação é contínuo. Quando nos referimos ao Ateliê Literário, estamos nomeando a instalação de um lugar onde a leitura, a voz, a escuta e a escrita são matérias primas. E, neste espaço de trabalho, as ferramentas são: estante móvel composta de livros de literatura que serão partilhados com os participantes, exercícios de leitura em voz alta, contação de histórias, escrita individual e coletiva, partilha das produções e rodas de conversa.

O ponto de partida de criação das ações do Ateliê Literário será a leitura em voz alta do texto: Oficio de Poeta de Elias Canetti, extraído do livro: “A consciência das Palavras” (Discurso Preferido em Munique, 1976). Além deste texto “condutor” dos encontros, serão lidos fragmentos de outros textos que tecem e fortalecem a discussão sobre: a importância das palavras e a construção de outras realidades a partir das palavras. Os excertos serão extraídos de: O que é o contemporâneo, Giorgio Agambem, A boa nova anunciada à natureza de Maria Gabriela LLansol, A estante hipotética de Ítalo Calvino e a A maleta do meu pai, Ohram Pamuk.

O objetivo do projeto Ateliê Literário [Arquitetura das Palavras] é dialogar com a experiência da leitura e da escritura dos participantes, buscando expandi-la e problematiza-la, por meio de oficinas compostas de quatro encontros com temáticas específicas: a) a arquitetura das palavras: abertura de referências; b) tecendo o texto-roubos, autoria e apropriações na leitura e escrita; c) leitura em voz alta- a presença da voz no processo de leitura e escrita; d) ateliê de escritura.

Pretende-se que, ao final das oficinas os participantes tenham mergulhado em seu percurso criativo e pesquisador, tornando-se parceiros e próximos de seu dizer com a linguagem.

Giuliano Tierno de Siqueira , diretor de Teatro, contador de histórias, leitor em voz alta e professor. Doutorando e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas. Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias – Abordagens poética, literária e performática. Autor e organizador de livros na área da educação e da contação de histórias.

Ângela Castelo Branco , escritora e educadora, autora dos livros de poemas “Orações”,“Oferenda” e “O que digo, o que me diz”. Desenvolveu a Bolsa de Criação Literária Funarte em 2011. Foi contemplada pelo Proac 2011 de Publicação deLivros pela Secretaria Estadual de Cultura com o livro “Epidermias". Escreve regularmente no blog: www.angelacastelobranco.blogspot.com. Atua como coordenadora do Núcleo de Formação de Jovens e Crianças e é educadora do Programa Jovem Monitor pelo Instituto Tomie Ohtake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário