quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CIA XEKMAT completa 22 anos

 

Neste dia 15 de outubro, a Cia Xekmat, mais antiga companhia de teatro em atividade ininterrupta de Santa Bárbara d’Oeste, completa 22 anos de sucesso.
A Cia XEKMAT foi fundada em 15 de outubro de 1990, criada pelos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler. A idéia era formar uma companhia de teatro que fosse totalmente auto-suficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação, podendo levar o nome da cidade para toda a região, para a capital e todo o estado.
Pensando principalmente na qualidade dos espetáculos apresentados e unindo sempre a educação e a cultura a companhia criou histórias alegres e inesquecíveis.
Em seus anos de atuação mais 60 espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, mais de uma centena de cidades, incluindo a grande São Paulo, participaram de seus projetos, incontáveis teatros, escolas, empresas, clubes, entidades, ongs, se tornaram clientes, gerações de pequenos espectadores cresceram assistindo aos espetáculos e participaram de suas aventuras.
Espetáculos como:”Xi...a TV Pifou!”, “Quem atirou o pau no Gato?”, “Bombástica, Fragmentos de uma educação”, “Guerra dos Hormônios”, “Ora, ora, o Caapora”, “Assim surgiu Brasil”, “Nosso Jardim”, Aventuras Malasárticas”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, “Menina Bonita” entre tantos outros que agora fazem parte do imaginário de crianças, jovens e adultos.
Muitos espetáculo como “Toró de Histórias”, premiados e apoioados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
Entre seus projetos destacam-se: “Graça na Praça”, apresentações de espetáculos durante três anos nas praças Central e Brasil 500 Anos na divisa, todos os sábados, gratuitamente à população, “Teatrando”, curso livre de teatro que durante quatro anos formou centenas de jovens atores e atrizes, acontecendo no Centro Cultural Léo Sallum e sempre encerrando-se com apresentação no Teatro Municipal, “Encanta Conto”,sessões mensais de contação de histórias nas bibliotecas públicas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Iracemápolis, “Viajantes do Tempo”, com a interpretação da fundadora da cidade, Dona Margarida e do primeiro imigrante norte-americano, Coronel Norris, na Caminhada Cultural nos últimos anos no Museu da Imigração em Santa Bárbara e na Virada Cultural, onde sempre esteve presente.
Além destes destaca-se a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara d’Oeste, que neste ano acontece nos meses de outubro e novembro, divulgando e apoiando a literatura com inúmeras atividades gratuitas.
Um dos projetos da Cia Xekmat: “A Casa Encantada”, local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, completa no mesmo dia sete anos de atividade e sucesso. A Casa Encantada foi reconhecida como Ponto de Leitura do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura, Bibliotecas Vivas. Além disso, durante estes sete anos foram recebidas milhares de crianças em seu espaço mágico, encontros de educadores e contadores foram realizados, mais de 40 cursos e oficinas de contação de histórias, confecção de material e técnicas diversas, formaram centenas de contadores.
Os Encontros Regionais e Nacionais de Contadores de histórias, coordenados pela Cia Xekmat tem se tornado referência entre os contadores de todo o Brasil, levando Santa Bárbara a ser considerada Capital Nacional da Contação de Histórias.
Neste ano em que completa 22 anos de atividade foram iniciados na Casa Encantada, pela Cia Xekmat, mais alguns projetos ambiciosos e de longo prazo: a“Confraria do Conto”, a “Roda Literária”, e a “Biblioteca de Dramaturgia”.
A “Biblioteca de Dramaturgia” surgiu de uma necessidade dos grupos de teatro da região em conseguir bons textos para serem montados. Através de doações e de buscas está sendo organizado um acervo com mais de 200 textos para serem disponibilizados aos interessados.
A “Confraria do Conto” é uma associação formada por contadores de histórias de dez cidades da região, unidos para o fortalecimento da atividade, qualificação e realização de novos projetos.
A “Roda Literária” forma e une novos escritores da cidade, realizando capacitações exercícios e a prática da literatura, além da criação de novos projetos de incentivo à leitura como o livro “Contos e Causos de Santa Bárbara” em parceria com a Secretaria de Cultura e a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara, que ocorrerá em novembro, trazendo uma semana de atividades culturais e literárias.
Atualmente, seus fundadores e diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler renovam o seu compromisso de levar teatro, educação e lazer, a preços populares, criando formas de socializar e difundir a cultura para crianças jovens e adultos.
Os trabalhos e projetos já realizados e as novidades que virão podem ser vistos na Internet : www.ciaxekmat.blogspot.com, www.nacasaencantada.blogspot.com .
Quando completa seus 22 anos a Cia Xekmat deixa de ser apenas mais uma companhia de teatro, reafirmando a sua vocação de ser uma promotora de oportunidades e eventos das mais diferentes vertentes culturais.
CIA XEKMAT: sejam bem vindos à Fantasia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário