quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PÓS GRADUAÇÃO 2013

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A 5ª. EDIÇÃO DO CURSO PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: ABORDAGENS POÉTICA, LITERÁRIA E PERFORMÁTICA – 2013
Obs: Por favor, leia com atenção este edital antes de efetuar consultas por e-mail ou telefone.
Obs 2: É importante esclarecer que a Associação Viva e Deixe Viver ao ceder suas instalações é parceira na realização da pós-graduação. Portanto, cursar a pós NÃO credencia o aluno como voluntário na ONG. Caso o aluno queira vir a ser voluntário da Associação Viva e Deixe Viver deverá passar pelo processo seletivo desta associação.
Inscrições Abertas até 18 de Janeiro de 2013
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Abordagens poética, literária e performática
Coordenação do curso: Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira
Doutorando e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Diretor de Teatro, contador de histórias e professor. Atualmente é Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso do REDEFOR pós-graduação em Arte promovido pelo Instituto de Artes da UNESP.
1. Funcionamento do curso:
1.1. O curso de pós-graduação lato sensu foi concebido no final do ano de 2009 e implantado no início do ano de 2010. Sua realização dá-se em parceria com três instituições: Sead (Serviços Educacionais à Distância) – que faz a gestão administrativa do curso, por tratar-se de um curso pago e de natureza privada; a Associação Viva e Deixe Viver que fornece a infra-estrutura (instalações; equipamentos; etc) para que o curso aconteça na cidade de São Paulo; e, por fim, o ISEPE – Instituto Superior de Ensino do Paraná que faz a gestão pedagógica e que legitima o curso junto ao MEC, por estar credenciado pela portaria número 579-2002 MEC, publicado no Diário Oficial da União número 43 de 05-03-2002. O curso acontece de acordo com a Resolução 01-07, de 08-06-07, do CNE-CES.
1.2 Início: 04 de março de 2013 – Término: Março de 2015.
1.3. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras, exceto feriados, das 19h30 às 22h30. O curso tem a carga horária total de 400 horas (incluindo preparo do TCC) e duração de 24 meses, contando com a escrita e entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
1.4. Do programa do curso:
Disciplinas
1. Fundamentos da Arte de Contar Histórias
Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira
2. Produção escrita poético-literária
Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira
3. Contos Populares
Prof. Ms. Robson A. Santos – Profa. Ms. Ivani Magalhães – Prof. Esp. Antonia Andréia Sousa.
4. Memória, imaginação e imaginário: da tradição filosófica à arte da oralidade.
Prof. Ms. Fernando Chuí
5. Jogos Teatrais: o jogo cênico como fundamento performático
Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira e Prof. Esp. Silvionê Chaves
6. A narratividade em cena: como o teatro absorve e utiliza-se da narrativa oral na contemporaneidade.
Prof. Ms. Ligia Borges
7. Performances narrativas
Profa. Especialista Simone Grande
8. A formação da biblioteca do narrador
Profª. Ms. Ângela Castelo Branco
9. Laboratório de manipulação de objetos
Profa. Especialista Kelly Orasi
10. Histórias Contadas da Boca para Dentro e Leituras de Corpo Inteiro
Profa. Ms. Leticia Liesenfeld
11. Laboratório de criação de canções
Prof. Ms. Fernando Chuí
12. A corporeidade da palavra e a tatilidade do dizer do corpo
Prof. Dra. Juliana Jardim
13. Metodologia da Pesquisa Científica
Prof. Ms. Luiz Felippe Matta Ramos
14. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

2. Abertura das inscrições:
2.1. A inscrição para a participação do processo de seleção para o curso de pós graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática, poderá ser efetuada pelo e-mail contarhistorias.pos@gmail de 12 de novembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013. Telefone para informações: 11 – 3081-6343.
2.2. Para efetuar a inscrição o candidato deverá encaminhar via e-mail (contarhistorias.pos@gmail.com) cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Certificado de Conclusão de Graduação, comprovante de residência, breve currículo descrevendo as experiências de formação e profissionais e uma carta de intenção descrevendo as motivações para participar do curso.
2.3. Após o envio da documentação o candidato receberá uma ficha de inscrição que deverá ser preenchida e reencaminhada para o e-mail contarhistorias.pos@gmail.com e somente após este procedimento é que o candidato receberá um e-mail informando: “Sua inscrição foi efetuada com sucesso. Aguarde o agendamento para realizar a entrevista”.
3. Processo de seleção:
3.1. Após a inscrição os candidatos passarão pela seguinte seleção:
3.1.1. Análise de currículo e da carta de interesse.
3.1.2. Entrevistas: os selecionados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca das datas para participar da segunda etapa. As entrevistas ocorrerão entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.
3.1.3. A lista dos aprovados será publicada no blog www.contarhistorias-pos.blogspot.com e os alunos aprovados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca de sua aprovação.
4. Matrículas:
4.1. Os aprovados terão entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2013 para realizarem suas matrículas de segunda a quarta-feira das 19h às 22h na sede da Associação Viva e Deixe Viver.
5. Documentação necessária para a matrícula:
5.1 No ato de matrícula o candidato deverá entregar IMPRETERIVELMENTE a documentação completa (não serão aceitas matrículas com a documentação incompleta):
- 2 fotos 3x4;
- Xerox autenticado do certificado de conclusão de curso de graduação;
- Xerox autenticado do histórico escolar;
- Xerox da certidão de nascimento ou casamento;
- Xerox de reservista;
- Xerox do título de eleitor;
- Xerox de comprovante de residência e comprovantes da última eleição;
6. Dos pagamentos:
6.1. No ato da matrícula o aluno deverá efetuar o pagamento da primeira, das 24 parcelas do curso. As parcelas terão o vencimento todo dia 10 de cada mês a partir do mês de março de 2012, portanto no ato da matricula o candidato deverá efetuar o pagamento da primeira parcela com dinheiro ou cheque pré-datado para o dia 10 de março de 2013, referente à primeira parcela. As demais parcelas serão consecutivas e terão vencimentos via boleto bancário todo dia 10 de cada mês a partir de abril de 2012.
6.2. Valor das parcelas do curso: R$ 480,00. O valor é fixo durante todos os 24 meses, não havendo reajuste ao longo do curso.
6.3. Número de parcelas totais do curso (incluindo preparo e entrega do TCC): 24 meses, com vencimento todo dia 10 de cada mês.
*Desconto de 10% para professores e bibliotecários da rede pública, Associados da ONG Viva e Deixe Viver e cooperados pela Cooperativa Paulista de Teatro.
7. Local de realização do curso:
As aulas acontecerão de maneira presencial todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h30 na sede da Associação Viva e Deixe Viver, localizada à Rua Fortunato, 140 – Santa Cecília – São Paulo – SP (5 minutos caminhando da Estação Santa Cecília do Metrô).
INFORMAÇÕES
11 – 3081-6343
INSCRIÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário