PROGRAMAÇÃO GRATUITA – AGOSTO - 2013
TEATRO
EU, MALASARTES -Robson Santos traz diversas histórias e causos, revisitando as malandragens de Pedro Malasartes, herói picaresco do nosso Brasil, preferido da gente simples, que adora suas artes, quase sempre contra os mais ricos e poderosos. Vinga-se o popular da sua posição subalterna vendo o personagem sair sempre ganhando, por sua astúcia e por suas artes, dos que lhe são superiores. Uma espécie de Robin Hood sem armas. Dia 03/08, Sábado, 11h.
MAR DE HISTÓRIAS – Cia Cantos e Contos - No espetáculo "Mar de histórias" adultos e crianças são convidados a navegar pelo universo mágico do mar. Encantamento, amor e humor em contos e canções. Peixes, pescadores, sereias e muito mais reunidos em um único lugar. 60 minutos. Para todas as idades. 23/08, sexta-feira, às 14h30.
ENCONTRO NO CORTIÇO – Cia Teatral O Encontro - Espetáculo inspirado na obra O Cortiço de Aluísio Azevedo. Festa, música, dança e barraco. O grande cortiço de João Romão contado como um épico circo-teatro pobre de revista, fazendo paralelos entre o Rio de Janeiro do séc. XIX, o cortiço, o Brasil e o circo. Direção: Vinicius Alves. 14 anos. 24/08, Sábado, 17h.
TEATRO – INFANTIL
GALINHAS AÉREAS – Cia Linhas Aéreas - Duas galinhas, ainda jovens e inexperientes, tomam conta de um ovo, que é roubado por um morcego. O desespero toma conta da dupla, que agora precisa se organizar para recuperar o futuro bebê galináceo. 50 minutos.Livre. Dia 10, sábado, às 11h.
UM CAUSO PARA CHICO MINEIRO – Clowpiras - O espetáculo conta a história de um caipira que depois de ouvir da professora que a lua é feita de queijo , sonha em chegar até lá, mesmo sabendo que se trata de um sonho quase impossível. Ao chegar numa Festa do Divina, em Goiás, Chico se depara com um desafio que finalmente o levará a realização do seu sonho. 50 minutos. Livre. Dia 24, sábado, às 11h.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação de leitura, histórias de meiguice, parlendas de brincar e cantigas de ninar para bebês de 0 a 2 anos. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e mamães interagem com os contadores. Com Antonia Andréa de Sousa e Maria Luiza Rocha. Dia 07/08, quarta-feira, às 14h30.
CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contosestimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Participação de integrantes do Projeto Conta Comigo - UNIItalo. Dia 14/08, quarta-feira, às 10h30 e às 14h30.
LITERATURA
ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL - O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa. Dia 30/08, sexta-feira, às 14h30.
ENCONTRO
O ESCRITOR NA BIBLIOTECA (Estéticas da Periferia) - Bate-papo e música com Pingo de Fortaleza - O cantor, compositor e pesquisador cultural Pingo de Fortaleza apresenta, através de canções, relatos e imagens uma síntese de seu projeto "Pérolas do Centauro", que aborda o universo da produção musical cearense, tendo como referência os 40 anos do Pessoal do Ceará -músicos como Fagner, Belchior, Ednardo, Rodger e Téti que despontaram no cenário musical brasileiro no início dos anos 70 -, e seus 30 anos de Carreira. Dia 29/08, quinta-feira, às 19h
SARAU SERTANEJO – Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani. Dia 31/08, sábado, às 15h.
PALESTRA
GUERRILHA DO ARAGUAIA: A LUTA POR VERDADE E JUSTIÇA - com Tatiana Merlino. Osconvidados discutirão o que foi a Guerrilha do Araguaia, sua importância no combate ao regime civil-militar e a longa trajetória de militantes de Direitos Humanos e familiares de desaparecidos políticos por reconhecimento do Estado sobre os crimes cometidos por seus agentes. O encontro ainda promove o lançamento da publicação da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, produzida pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, na qual o Estado brasileiro é condenado, entre outras coisas, a investigar os fatos, julgar e punir os responsáveis pelo paradeiro de vítimas da ditadura militar brasileira. Tatiana Merlino é jornalista e militante de direitos humanos. É sobrinha de Luiz Eduardo Merlino, jornalista assassinado em 1971, na Operação Bandeirantes (Oban) e trabalha na assessoria da Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva". 08/08, quinta-feira, às 19h30
O FOLCLORE NOSSO DE CADA DIA! – Com Robson Santos - A palestra “O Folclore nosso de cada dia!” tem como principal objetivo apresentar o folclore como algo presente na vida das pessoas, de cada indivíduo, família, transformando-se com o passar do tempo e adaptando-se à modernidade. Valendo-se de recursos audiovisuais os participantes são convidados a pensarem em sua própria cultura, valorizando sua origem e tradições de família. 12/08, segunda-feira, às 19h30
OFICINAS E CURSOS
CONTANTO HISTÓRIAS COM OS MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS DA LINHA 5 DO METRÔ - A partir de contação de histórias, a equipe de Educadores Patrimoniais do Programa de Arqueologia do projeto das obras do trecho Largo Treze de Maio e Estação Adolfo Pinheiro da Linha 5 Lilás do Metrô de São Paulo trabalha temas como cultura, patrimônio, identidade, diversidade cultural, memória, arqueologia e história e apresenta alguns dos objetos arqueológicos evidenciados pelas pesquisas arqueológicas na região de Santo Amaro. Duração: 1h. Dias: 07, 21, 28, quartas-feiras, às 10h e 14h. Agendamento na Biblioteca.
FAZENDO CERÂMICA COMO NO PASSADO - A partir de uma oficina de cerâmica, são trabalhados temas como o ciclo de produção e uso, as técnicas de confecção e a importância das cerâmicas no período colonial e no cotidiano de povos indígenas que viviam em aldeias espalhadas por toda região hoje ocupada por Santo Amaro e que possuíam uma diversificada produção cerâmica, evidenciada pelas pesquisas arqueológicas realizadas na região das obras da Linha 5 do Metrô e em outras áreas de São Paulo. Duração: 1h30m. Sábados: 3, 10, 17, 24, 31/08, às 10h. Agendamento na Biblioteca.
XILOGRAVURA - A Oficina, ministrada pelo professorValter Eduardo, trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística muito associada à literatura de cordel. Trata-se da criação de imagem em madeira e aplicação para o papel. A atividade conta com aulas teóricas e práticas. Quartas-feiras, das 14 às 17h.
MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com oArtista Orientador Rodolfo Valente. Toda quinta-feira:das 11h às 14h e das 15h às 18h –. Inscrições na Biblioteca.
TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Vânia Terra. Segundas-feiras, das 14h às 17h e sábados, das 14h às 17h – Inscrições na Biblioteca.
EXPOSIÇÕES PERMANENTES - de 2a. a 6a.feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.
VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: A Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artistas Valter Eduardo e Ezequiel. Sala de Oficinas.
VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.
Dorinha Sant'Anna
Belmonte - Cultura Popular
Setor Acervo Temático, Divulgação e Cursos
F. 5687-0408
Belmonte - Cultura Popular
Setor Acervo Temático, Divulgação e Cursos
F. 5687-0408
Nenhum comentário:
Postar um comentário