sexta-feira, 4 de abril de 2014

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi

SÃO PAULO, 02/04/2014
Informativo da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
A Oficina Cultural Amácio Mazzaropi está com inscrições abertas. As inscrições são realizadas pessoalmente em nossa sede. Confira abaixo nossa programação e participe!!!
ARTES VISUAIS
OFICINA: REDE-CIRCUITO – DA ARTE POSTAL À NET ARTE
Coordenação: Denise Agassi
10 a 31/5 – sábados – 10h às 13h
Público: artistas, estudantes de arte, professores, programadores e demais interessados, a partir de 14 anos
Inscrições: 1/4 a 8/5
Seleção: carta de interesse
15 vagas
A oficina promove uma reflexão sobre meios de comunicação e arte conceitual, abordando obras que utilizam as redes analógica e digital de forma poética e crítica, desde a arte postal até as experimentações em net arte. Como atividade prática, os participantes serão orientados a criar e compartilhar um gif animado.

Denise Agassi, artista multimídia e pesquisadora, desenvolve trabalhos em fotografia, videoarte, mídias móveis e net.arte. Tem experiência em pesquisa e produção autoral, participando de exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior.
CIRCO
OFICINA: UM CIRCO DENTRO DA HISTÓRIA E UMA HISTÓRIA DENTRO DO CIRCO!
Coordenação: Viviane Figueiredo
26/4 a 28/6 – sábados – 14h às 16h (turma A) | 16h às 18h (turma B)
Público: crianças de 10 a 12 anos (turma A) e de 7 a 9 anos (turma B)
Inscrições: 1 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas (25 por turma)
A ideia desta atividade é promover encontros lúdicos e divertidos para as crianças, transmitindo conhecimentos sobre a vida e os saberes circenses (acrobacias, números e habilidades) que desenvolvam noções de cidadania, convivência coletiva e troca, além de coordenação, equilíbrio e espacialidade.
Viviane Figueiredo é atriz e artista circense, palhaça e contorcionista. Formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP, ministra aulas de circo e teatro para crianças e pertence às troupes Cia. dos Fabulosos e O Pessoal de Mais Valia.
DANÇA
WORKSHOP DE DANÇA: MOVIMENTO E REFLEXÃO
Coordenação: Eliane Capel e Morgana Sousa
23 e 25/4 – quarta e sexta-feira – 14h às 17h
Público: mulheres entre 16 e 50 anos
Inscrições: 1 a 19/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A partir da escolha de imagens relacionadas ao “feminino” e às questões do corpo da mulher na contemporaneidade, a atividade estimulará a descoberta de movimentos corporais criativos, a utilização de objetos lúdicos/cênicos, a dança individual e as improvisações coletivas.
Eliane Capel é professora de dança, psicóloga, intérprete-criadora e idealizadora do projeto Mulheres na Dança. Pós-graduanda em Dança pela Estácio de Sá, tem formação no Método Ivaldo Bertazzo e em Ballet Clássico. Pesquisa dança oriental há 15 anos e atualmente, no Coletivo 2x2, desenvolve investigação artística de dança/performance em interlocução com artistas de diferentes linguagens.
Morgana Sousa é professora de dança, criadora-intérprete e artista-orientadora do projeto Vocacional de Dança. Foi bolsista do curso de formação “Reeducação do movimento e psicomotricidade”, pelo Método Ivaldo Bertazzo. Atualmente, desenvolve investigação artística de dança/performance em interlocução com artistas de diferentes linguagens,.no Coletivo 2x2.
OFICINA DE DANÇA: RITMOS POPULARES BRASILEIROS
Coordenação: Sabryna Mato Grosso
24/4 a 26/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 1 a 23/4
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Prática de danças e ritmos populares brasileiros presentes em diversas regiões do país: coco, maracatu, jongo, afoxé e ciranda.
Atriz, dançarina, palhaça, produtora e dramaturga, Sabryna Mato Grosso integra a Cia. Baitaclã desde 2003. Formada em Artes Cênicas, atua como arte-educadora nos Doutores da Alegria e no Instituto Brincante
DANÇA / MÚSICA
ENCONTRO DE CULTURA POPULAR: BAITACLÃ – DANÇAS E RITMOS BRASILEIROS
Coordenação: Cia. Baitaclã
28/6 – sábado – 19h às 21h
Indicação: interessados a partir de 15 anos
120 lugares
“Baitaclã – Danças e Ritmos Brasileiros” é um encontro de cultura popular aberto para todos os públicos participarem tocando, dançando e cantando – juntamente com os artistas da Cia. Baitaclã – ritmos brasileiros como o maracatu, o samba de roda, o coco e o jongo.
A Cia. Baitaclã, sob a direção artística de Heraldo Firmino, foi fundada em 1997 com o objetivo primordial de aprofundar as diversas características do teatro cômico-popular: a linguagem circense e musical, o trabalho com máscaras, as manifestações populares do Brasil e o teatro de rua e em espaços alternativos.GESTÃO CULTURAL
OFICINA: LEIS DE INCENTIVO À CULTURA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Julia Pires e Luana Devechiati
8 a 29/5 – quintas-feiras – 14h às 17h
Público: artistas, produtores e gestores culturais, a partir de 18 anos
Inscrições: 1/4 a 6/5
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Introdução às noções básicas de elaboração, captação de recursos e gestão de projetos culturais. A oficina dará ênfase às principais leis de incentivo utilizadas no Estado de São Paulo, como o ProAC e a Lei Rouanet, além de abordar editais públicos e privados.
Julia Pires é pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela ECA-USP. Com bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo – habilitação em Teatro pela PUC, é produtora e atriz do Clã Estúdio das Artes Cômicas.
A produtora Luana Devechiati, especialista em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-USP, atua na consultoria e na gestão de patrocínios e de projetos culturais incentivados. Recentemente, ministrou a oficina de elaboração de projetos culturais oferecida pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo.
MÚSICA
OFICINA DE PERCUSSÃO: RITMOS POPULARES BRASILEIROS
Coordenação: João Invenção
24/4 a 26/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 23/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Esta oficina propõe a experimentação direta de diversos ritmos populares brasileiros originários de diferentes regiões do país, como maracatu, ciranda, jongo e o coco.
João Invenção é músico, ator e educador, formado pela Universidade São Judas Tadeu e pelo Centro Universitário Belas Artes. Participou de espetáculos teatrais e integrou grupos musicais como o Izé Mangolô, que pesquisa MPB e músicas folclóricas.
TEATRO
OFICINA: JOGOS CÔMICOS PARA NÃO ATORES
Coordenação: Suzana Aragão
15/4 a 24/6 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: arte-educadores, pedagogos, psicólogos e demais interessados a partir de 17 anos
Inscrições: 1 a 12/4
Seleção: currículo breve e carta de interesse
25 vagas
Esta oficina é direcionada, especialmente, a interessados que buscam novos recursos para uso em suas profissões. A atividade irá trabalhar com o universo das linguagens cômicas que exploram a exposição do ridículo, abrindo para o participante uma ampliação do seu repertório expressivo e a capacidade de assumir seu lado lúdico, divertido e sincero nas improvisações.
Suzana Aragão é atriz, diretora, professora de teatro e palhaça, atuando na área há mais de 15 anos. No teatro, trabalhou com os diretores Dagoberto Feliz, Flávio Desgranges, Cida Almeida, Bete Dorgam e Yan Ferslev. É artista residente da SP Escola de Teatro e integrante do grupo Folias.
OFICINA DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL: CONTOS DE GRACILIANO RAMOS E LYGIA FAGUNDES TELES
Coordenação: Arô Ribeiro
15/4 a 24/6 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 12/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A oficina promoverá a iniciação teatral por meio de jogos teatrais, exercícios práticos de corpo e voz, improvisações e a construção de cenas, tendo como base os contos de Graciliano Ramos e Lygia Fagundes Teles.
Arô Ribeiro é ator, iluminador, cenógrafo, diretor, performer e fotógrafo, tendo iniciado seus estudos no Teatro-Escola Macunaíma. Atuou em espetáculos de diretores importantes como Myriam Muniz, Roberto Lage, Celso Frateschi e Antunes Filho.
OFICINA DE TEATRO: CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Coordenação: Lucélia Machiavelli
16/4 a 25/6 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 15/4
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Trabalho de iniciação teatral a partir de jogos de improvisação e exercícios de corpo e voz, que explorará o desenvolvimento da construção cênica por meio de trechos de autores consagrados da literatura e do teatro e da recriação de cenas de filmes à escolha do grupo.
Lucélia Machiavelli, formada pela EAD-USP, é atriz com experiência em teatro, cinema, televisão e rádio. Vencedora do “Prêmio Coca-Cola de Teatro” em 1997, como melhor atriz, pelo espetáculo “Teatro de Sombras de Ofélia”. Atuou nos filmes ‘A Marvada Carne” e “De Passagem”, ambos premiados no Festival de Gramado.
OFICINA: COMÉDIA STAND UP MUSICAL
Coordenação: Pedro Paulo Bogossian e Agnes Zuliani
23/4 a 18/6 – quartas-feiras – 14h às 17h
Público: atores, escritores e estudantes de teatro musical, a partir de 18 anos
Inscrições: 1 a 15/4
Seleção: texto com, no máximo, três linhas, sobre um acontecimento que o candidato considere importante e audição vocal (16/4 – quarta-feira – 14h)
20 vagas
O objetivo desta oficina é apresentar aos participantes ferramentas para a criação e interpretação de seus próprios textos de comédia musical, ancorados pela estrutura, pelo conteúdo temático e pelo estilo de um gênero, possivelmente, ainda inexplorado: o Stand Up Musical.
Pedro Paulo Bogossian é compositor, diretor musical, preparador vocal e pianista; foi um dos fundadores e principais integrantes do grupo paulistano Circo Grafitti. Especializado na inter-relação da cena teatral com a música, colabora constantemente na concepção musical de aclamados espetáculos paulistanos. Recebeu os prêmios Shell, APCA e, por quatro vezes, o Apetesp.
A atriz Agnes Zuliani é formada em Teatro pelo célebre Lee Strasberg Theatre Institute. Professora de interpretação e de comédia, é especialista em Stand Up Comedy. Durante sete anos integrou o elenco fixo do projeto Terça Insana, dirigido por Grace Gianoukas. Atualmente, apresenta a comédia musical “Funny”, de sua autoria, sob direção de Elias Andreato.
OFICINA DE FORMAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL: MÉTODO PEDAGÓGICO DE JACQUES LECOQ
Coordenação: Andreas Simma e Adriana Salles
24/4 a 19/8 – terças e quintas-feiras – 14h30 às 17h30
Público: atores, bailarinos, diretores de teatro, escritores e artistas de outras áreas, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 17/4
Seleção: carta de interesse e currículo
20 vagas
A proposta desta oficina é oferecer uma base de formação a partir do método da Escola de Jacques Lecoq, cuja pedagogia privilegia a descoberta de uma linguagem artística própria por meio do estudo do movimento, do teatro físico, da improvisação, do jogo e das máscaras expressivas.
Andreas Simma estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, na França, e na Escola de Teatro Volkstheater Wien, na Áustria. Em Bali, formou-se em teatro balinês com Cristina Wistari (máscara) e Nyoman Candri (marionetes). Ministrou workshops baseados na metodologia e pedagogia de Jacques Lecoq na França, Argentina, Chile, Áustria e Alemanha e integrou o elenco fixo do Théâtre du Soleil.
Adriana Salles estuda artes cênicas em Paris e Lyon, onde trabalha com a companhia Théâtre de L’Annexe. Participou de cursos de formação orientados por nomes importantes como Wu Hsing Kuo, do Contemporary Legend Theatre, e Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil.
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS
Coordenação: Gabriel Granado
26/4 a 28/6 – sábados – 14h às 16h (turma A) | 16h às 18h (turma B)
Público: crianças de 7 a 9 anos (turma A) e de 10 a 12 anos (turma B)
Inscrições: 1 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas (25 por turma)
Destinada ao público infantil, esta atividade visa desenvolver a integração em grupo, favorecendo a desinibição, a comunicação e expressividade. Por meio de jogos lúdicos e teatrais, as crianças serão estimuladas a descobrir a arte do fazer teatral.
Gabriel Granado é ator, palhaço, mágico e aderecista. Com uma experiência de mais de 20 anos na área, vem ministrando diferentes oficinas tanto em São Paulo quanto no Grande ABC, além de aplicar aulas de teatro em inglês para crianças de 2 a 5 anos na escola Equilibrium, em São Bernardo do Campo.
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: André Farias
26/4 a 28/6 – sábados – 10h às 13h
Público: interessados entre 13 e 15 anos
Inscrições: 1 a 25/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Introdução aos elementos básicos do teatro, visando a formação do ator amador, a convivência e a organização grupal. Serão aplicadas técnicas de comunicação e expressão, como reconhecimento e reconstrução corporal, expressão vocal, retórica, improvisação e jogos teatrais.
André Farias é ator, diretor, palhaço e arte-educador. Dirigiu montagens com crianças e adolescentes no interior de São Paulo. Como ator foi reconhecido em grandes festivais pelo Brasil e trabalhou nos grupos Sensus e Ogawa Butoh, entre outros. É diretor do Núcleo Artes Físico de teatro, de Cabreúva, integra companhia Corpo Estável, de Jundiaí, e é palhaço no Circo Vox.
ESPETÁCULO: MÁRIO E AS MARIAS

Cia. LÚDICOS de Teatro Popular
26/4 – sábado – 14h
Classificação: livre
100 lugares (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
“Mário e as Marias” conta uma história de amor, singela e pura. As Marias – ora representando a nossa gente, ora a nossa terra, nosso lugar – são as principais paixões de Mário de Andrade. Trata-se da busca incessante de Mário por uma Maria já conquistada. Dirigido por Gira de Oliveira, o espetáculo foi contemplado com o prêmio APCA 2013 de Melhor Espetáculo de Rua para Crianças, além de várias indicações ao prêmio FEMSA (trilha sonora, produção e na categoria especial) e prêmio CPT 2013 – trabalho realizado em rua. A Cia. LÚDICOS de Teatro Popular integra música, poesia, conta e cena em suas criações coletivas de dramaturgia. Entre seus principais espetáculos estão “Vestido de Noiva”, “O Mambembe”, “Sonho de Uma Noite de Verão” e “A Ciranda do Villa”.
OFICINA DE TEATRO DE ANIMAÇÃO
Coordenação: Lilian Guerra
29/4 a 28/5 – terças e quartas-feiras – 19h às 21h30
Público: atores, educadores, estudantes e demais interessados, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 26/4
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
A proposta é trabalhar cenas curtas com técnicas do teatro de animação, integrando ator, contador de histórias e formas animadas num mesmo jogo cênico que explora as especificidades e possiblidades permitidas pelas narrativas deste gênero.
Lilian Guerra é atriz, diretora e pesquisadora do teatro de animação. É uma das fundadoras do núcleo Trecos e Cacarecos. Atua há mais de 20 anos como arte-educadora e orientadora teatral.
OFICINA: ESCOLA DE MULHERES... PALHAÇAS

Coordenação: Andréa Macera
6/5 a 24/6 – terças-feiras – 14h30 às 17h30
Público: interessadas no tema com alguma experiência anterior, a partir de 16 anos (atividade direcionada exclusivamente para o público feminino)
Inscrições: 1 a 26/4
Seleção: currículo e carta de interesse
15 vagas
Esta oficina dá início ao projeto “E a palhaça, o que é?”, que terá prosseguimento com duas apresentações da coordenadora Andrea Macera em junho: uma intervenção circense e um espetáculo solo. A oficina trabalhará a comicidade e a lógica de cada palhaça, por meio de um treinamento prático que possibilitará o aprofundamento na linguagem do palhaço e na tradição cômica para a criação de esquetes e gags.
Andréa Macera é atriz, palhaça e diretora, atuando desde 1986. Estudou com o Grupo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp), com a mestra-clown canadense Sue Morrison e com Tiche Vianna. Integrou o Barracão Teatro de Campinas e fundou em 2005 o Teatro da Mafalda, do qual é atriz e produtora.
OFICINA: O ATOR-COMPOSITOR

Coordenação: Rita Grillo
6/5 a 26/6 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: atores, dançarinos, diretores e estudantes de teatro, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 25/4
Seleção: currículo e carta de interesse
24 vagas
A oficina tem o objetivo de investigar as possibilidades de construção da dramaturgia a partir do trabalho corporal do ator, por meio de um treinamento físico aprofundado e da elaboração de sequências de ações que serão ponto de partida para a criação de cenas.
Rita Grillo é atriz, diretora e professora de teatro. Pesquisa o teatro físico desde 2005, tendo estudado no Grotowski’s Art Institut (Polônia), com Roberta Carreri do Odin Teatret (Dinamarca) e com Cacá Carvalho na Casa Laboratório. Atuou sob a direção de Marco Antonio Rodrigues, José Fernando de Azevedo e Chico de Assis, entre outros.
OFICINA: HISTÓRIA E ESTÉTICA DA LUZ CÊNICA
Coordenação: Zhé Gomes
05 a 27/6 – quinta e sextas feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de teatro, atores, iluminadores, educadores e demais interessados, a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 30/5
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Por meio da experimentação com cenas curtas, esta oficina objetiva a transmissão de técnicas de iluminação tradicionais e contemporâneas, proporcionando aos participantes vivenciar o processo técnico e artístico da criação da luz de um espetáculo teatral.
Zhé Gomes é ator, diretor, iluminador e pesquisador de teatro de animação. Desde 2003 opera e cria luz para várias companhias teatrais de São Paulo, como Luzes e Lendas, Sobrevento, Teatro Por Um Triz, O Grito e Caixa de Fuxico, entre outras.
ESPETÁCULO: LIÇÕES DE ABISMO

Roberto Mallet
13/5 – terça-feira – 19h
Classificação: 14 anos
60 vagas (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
O romance “Lições de Abismo”, de Gustavo Corção, começa quando um professor descobre que está gravemente enfermo. Então ele se recolhe em casa para olhar para a vida vivida e refletir sobre a morte que se apresenta. Nesta adaptação, o professor transforma-se em ator. Ao contrário do intelectual que encontra em casa a cela monástica para a derradeira meditação, o artista volta-se para o palco, porque é ali onde ele interroga a vida, a sua e a de todos. Dirigido por Mário Santana, o espetáculo é um monólogo do ator Roberto Mallet, fundador do Grupo Tempo e professor de Artes Cênicas da Unicamp.
OFICINA: TEATRO DOCUMENTÁRIO E BIODRAMA
Coordenação: Zula Cia. de Teatro
28 a 31/5 – quarta-feira a sábado – 14h às 18h
Público: artistas, pesquisadores e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 22/5
Seleção: carta de interesse
30 vagas
A oficina será elaborada a partir do processo de criação do espetáculo “As Rosas no Jardim de Zula”, cuja pesquisa foi fundamentada em teatro documentário, nova linguagem que aos poucos vem surgindo no Brasil. Dentre as várias vertentes desta linguagem, a oficina abordará ainda o "Biodrama" (espetáculos realizados por não-atores e suas histórias-reais), da renomada diretora argentina Vivi Tellas. O trabalho será desenvolvido de forma teórico-prática, com estudos de textos e práticas de exercícios teatrais.
Com o propósito de desenvolver um trabalho autoral, a Zula Cia. de Teatro foi criada em 2010, em Belo Horizonte, pelas atrizes Talita Braga e Andréia Quaresma. O grupo pesquisou o uso da realidade no teatro para definir a estética de “As Rosas no Jardim de Zula”, espetáculo contemplado com o Prêmio Myriam Muniz para circulação em Buenos Aires, São Paulo e cidades de Minas Gerais.
ETERNAMENTE BANHA: NÚMERO CIRCENSE E CONVERSA COM O PÚBLICO

Andréa Macera
17/6 – terça-feira – 18h30
Classificação: livre
60 lugares (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
Esta Intervenção cômica atriz Andrea Macera, dirigida por Caco Mattos, dá continuidade ao projeto “E a palhaça, o que é?”, que foi iniciado com a oficina “Escola de mulheres... palhaças”. Mafalda Mafalda torna-se cobaia de uma clínica estética que vende suas promoções nos sites de compra coletiva Grupão e Peixe Suburbano. A nossa mulher-cobaia fará uma demonstração "ao vivo e em cores" de uma nova técnica "cirúrgica" de lipoaspiração e próteses. O público será testemunha desta transformação!! Após a apresentação haverá um bate-papo com o público.
ESPETÁCULO: SOBRE TOMATES, TAMANCOS E TESOURAS
Andréa Macera
24/6 – terça-feira – 19h
Classificação: livre
60 lugares (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
Espetáculo solo da atriz Andréa Macera, dirigido por Rhena de Faria, finalizando o projeto “E a palhaça, o que é?”. Um suspense arrepiante recheado de humor negro, “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” leva o público a um divertido jogo de enigma, mistério e investigação, inspirado nos clichês do cinema noir (os filmes policiais da década de 1940). Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré rejeitada após uma malsucedida apresentação, é suspeita de envolvimento em um crime – algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl.
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás
11 2292-7071 / 2292-7711
amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário