quinta-feira, 24 de abril de 2014

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Abordagens poética, literária e performática


e


APRESENTAM:

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – PROCESSO SELETIVO 2014
 
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
[Abordagens poética, literária e performática]
 
Coordenação: Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira e Prof. Ms. Letícia Liesenfeld

Carga horária total: 440 horas.
Duração: 24 meses.
Aulas semanais presenciais: Quartas-feiras (exceto feriados)
Seminários semestrais: 2 (dois) sábados por semestre, totalizando 8 (oito) ao longo do curso.
Horário das aulas presenciais: das 19h30 às 22h30
Local das aulas:Educatho – Rua Eduardo Amaro, 250 – Paraíso – São Paulo/SP (ao lado da estação Paraíso do Metrô).

Conteúdo Programático:
  • Fundamentos da Arte de Contar Histórias;
  • A poética e a retórica corporal do contador de histórias;
  • A narrativa em cena;
  • A corporeidade da palavra e a tatilidade do dizer do corpo;
  • Retórica e poética dos Objetos na narração oral;
  • Laboratório de Canções;
  • Laboratório de Voz;
  • O livro infantil na narração oral;
  • Seminários: Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo;
  • Contos Tradicionais do Brasil;
  • Contos Tradicionais da Grécia Antiga;
  • Contos Tradicionais da América Latina;
  • Contos Tradicionais da Europa;
  • Contos Tradicionais das Áfricas;
  • Contos contemporâneos;
  • O livro, o silêncio e a textualidade do Contador de Histórias;
  • Uma comparação do Mito nas sociedades tradicionais e rurais e nas sociedade urbanas contemporâneas;
  • Performances Narrativas: o corpo, o objeto e o texto;
  • Performances Narrativas II: a presença, a audiência e a palavra pública;
  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Processo Seletivo de 01 de maio a 30 de junho de 2014

O Edital de Seleção será lançado neste blog em 30/04


INFORMAÇÕES
www.contarhistorias-pos.blogspot.com
11– 2338-2206 – 11 - 2338-2207

INSCRIÇÕES

e-mail: contarhistorias.pos@gmail.com

terça-feira, 15 de abril de 2014

Diário de Bordo!


Domingo fui substituir minha querida amiga Vanessa Meriqui em uma contação de histórias  na Livraria Nobel, do Shopping Square Open Mall, na Granja Vianna e fui agraciada com inúmeros presentes.

Logo que cheguei no espaço da apresentação, vi que só havia adultos; pais e avós e pouquíssimas crianças bem pequenas.  Optei por iniciar contando Carne de Língua que a mulherada adora. E logo as vi se acenderem e os olhares para os maridos constrangidos iniciarem. Resolvi contar o Grande Rabanete mas como não havia crianças suficiente para fazer os personagens eu disse que ia apenas contar, quando para minha surpresa, uma senhora levantou e disse: Não, vamos ajudar também... eu era o vovô, ela a vovó e logo a mulherada veio fazer os outros personagens da história, até uma vovózinha foi com sua netinha e logo, todos que estávamos “na” história cantando a musiquinha do “puxa que puxa e nada de sair da terra”... começamos a chamar atenção. Dali a pouco todos os clientes e funcionários da livraria estavam olhando para aquele bando de mulheres cantando e dançando a história. Gente, foi o MÁXIMO!!

Como na plateia havia homens também, contei a história do macaquinho e não é que aquela senhora que puxou todas as outras para a brincadeira começou a chorar copiosamente e quando eu acabei a história ela levantou e me deu um forte abraço agradecendo pelas histórias... quando eu passei o PIM para finalizar a sessão e mandar as histórias de volta para onde elas vieram e antes ainda as histórias através dos nossos pensamentos passariam em todos os lugares onde há crianças tristes (hospitais, abrigos, orfanatos, ruas, lugares onde há guerras e calamidades), o filho daquela senhora tocou e disse: Nossaaaaa, as histórias todas ganharam vida! Elas estão todas aqui... eu quase chorei. Que sessão abençoada!

Mas quem disse que consegui ir embora, as famílias começaram a chegar  pedindo histórias... acabei fazendo 1:30 de sessão no 0800.

Contar histórias é realmente um ofício lindo, nunca sabemos a dimensão daquilo que estamos contando para quem está nos ouvindo... mas aquelas pessoas naquele domingo, saíram de lá transformadas, e eu também. Missão cumprida.

Me Encontrei no Encontro do Boca do Céu 2012!

Meu momento inesquecível “com” o Boca do Céu, será inesquecível por toda a minha vida e compartilho com vocês:
 

 
Em 2010 iniciei meus estudos na arte narrativa quando fui selecionada para o curso da Biblioteca Hans C. Andersen, naquela época as coisas ainda não faziam muito sentido pra mim. O como, o porque, o onde, a função dos contos, das histórias, o ofício... enfim... mas com o decorrer do tempo e entendendo o quanto eu havia desperdiçado a oportunidade de curtir ao máximo o Boca do Céu de 2010, resolvi não perder tempo. Busquei muitos cursos, livros, assisti várias pessoas se desenvolvendo nesta arte e comecei a me preparar para o Boca do Céu de 2012.
Entrava no site todas as manhãs. Queria ser logo a primeira a fazer minha inscrição e dessa vez estava determinada a não perder nadinha.
O evento estava programado para Maio e assim, como eu não tinha férias vencidas fiquei pensando em maneiras para conseguir me ausentar da empresa por uma semana inteira.
Eu estava em um relacionamento amoroso já há alguns anos mas casar, não era um sonho. Não naquele momento. Meu namorado as vezes tocava no assunto, via papéis, pressionava, mas não levávamos em frente.... não até eu descobrir que a licença para casamento era de 9 dias, ai me animei. Falei com ele que agora queria me casar e ele topou na hora. Íamos casar somente no cartório (pois o que eu precisava era do documento para minha licença).
Queria me casar numa quinta-feira, assim ficaria com ele até o domingo e na segunda começaria o Boca do Céu e daria tudo certo! Ele procurou um cartório que fizesse casamento no dia da semana que eu escolhi, entrou com a papelada e pedi minha licença.
Até ai tudo lindo..., até eu entrar no site e ver com meus próprios olhos que o evento simplesmente havia sido transferido para Setembro. Fiquei chocada. Meu mundo caiu. Não sabia o que fazer, já havia comunicado a família, a empresa e agora??
No mesmo dia, com jeitinho avisei meu namorado que não precisávamos nos casar com tanta "pressa" (10 anos de relacionamento), pois o evento havia mudado e pra quem esperou tanto o que eram mais alguns meses? Afinal seria muito bom, assim podíamos fazer uma cerimônia, uma recepção ... Enfim, que legal que teríamos mais tempo para os preparativos...
Gente, ele ficou indignado e furioso comigo : - Se for pra não casar agora a gente se separa!
Ai não teve jeito. Casei.


Até porque a probabilidade de encontrar outro pretendente até Setembro era quase nula.
Mas... e quando "entrar Setembro e a boa nova entrar nos campos" ... na cidade, na Oficina Cultural Oswald de Andrade onde eu estarei ?? Essa era a pergunta que me inquietava. Onde eu trabalhava esse bendito mês era o grande pico e mesmo com um banco de horas vastíssimo que eu conquistei, ainda assim a empresa não permitiria que ninguém se ausentasse. Isso nunca!
Fiz minha inscrição e aguardei . De repente novamente vi todos os meus sonhos, planejamento, expectativas caírem por terra. Não fui selecionada para nada do que me inscrevi. Simples assim.
Mas vocês lembram que eu disse lá atrás que estava determinada a não perder a oportunidade?? pois é, não estava mesmo. Mandei vários e-mails para a organização e nada, nem fila de espera... Ai tive que decidir, trabalhar ou não na segunda-feira ou arriscar ir ao Boca do Céu e ficar do lado de fora?
 

Arrisquei! Cedinho estava na porta do Ludovic Souliman e no meu bom português e na certeza de que o corpo fala, usei muitas mímicas, implorei para ele me deixar entrar, falei com algumas pessoas da organização dentre elas a Fernanda, a Diana, até que ele, Ludovic permitiu que algumas pessoas entrassem e não desperdiçassem a oportunidade.




 
Eu entrei e todos os dias falava para a Fernanda: - Ta vendo, eu estou aqui de novo. E assim foram todos os dias da semana, da primeira a última hora, com mochilão nas costas, cabeça a mil, coração disparado, cores, sons, danças, histórias e muitas informações que até hoje ainda estou processando. Depois do Ludovic, consegui fazer a oficina da Laura Simms e assistir a tudo que eu havia me programado.

Agora vocês devem estar se perguntando do meu emprego e do meu casamento né? Pois bem, me casei em Maio mesmo (não teve jeito), faltei uma semana no trabalho consciente que já estava desempregada e em Dezembro, fizemos a festa de casamento, no dia 20/12/12 na igreja, com vestido de noiva e tudo que tinha direito. E escolhi essa data (novamente uma quinta-feira) pois no dia seguinte a previsão era do mundo acabar.... como vocês perceberam também, o mundo não acabou, continuamos casados e eu já fiz minhas inscrições para o Boca do Céu 2014. Já estou com o coração a 1000, pensando, será que desta vez eu serei selecionada? Será que terei que implorar novamente na porta da Clare Murphy e da Nathalie Bentolila? Será que novamente vou perder outro trabalho?
Bem, eu já estou negociando esses dias na certeza de conseguir participar e na esperança de não perder esse trabalho. Torcam por mim e até dia 12/05/2014!
 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi

SÃO PAULO, 02/04/2014
Informativo da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
A Oficina Cultural Amácio Mazzaropi está com inscrições abertas. As inscrições são realizadas pessoalmente em nossa sede. Confira abaixo nossa programação e participe!!!
ARTES VISUAIS
OFICINA: REDE-CIRCUITO – DA ARTE POSTAL À NET ARTE
Coordenação: Denise Agassi
10 a 31/5 – sábados – 10h às 13h
Público: artistas, estudantes de arte, professores, programadores e demais interessados, a partir de 14 anos
Inscrições: 1/4 a 8/5
Seleção: carta de interesse
15 vagas
A oficina promove uma reflexão sobre meios de comunicação e arte conceitual, abordando obras que utilizam as redes analógica e digital de forma poética e crítica, desde a arte postal até as experimentações em net arte. Como atividade prática, os participantes serão orientados a criar e compartilhar um gif animado.

Denise Agassi, artista multimídia e pesquisadora, desenvolve trabalhos em fotografia, videoarte, mídias móveis e net.arte. Tem experiência em pesquisa e produção autoral, participando de exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior.
CIRCO
OFICINA: UM CIRCO DENTRO DA HISTÓRIA E UMA HISTÓRIA DENTRO DO CIRCO!
Coordenação: Viviane Figueiredo
26/4 a 28/6 – sábados – 14h às 16h (turma A) | 16h às 18h (turma B)
Público: crianças de 10 a 12 anos (turma A) e de 7 a 9 anos (turma B)
Inscrições: 1 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas (25 por turma)
A ideia desta atividade é promover encontros lúdicos e divertidos para as crianças, transmitindo conhecimentos sobre a vida e os saberes circenses (acrobacias, números e habilidades) que desenvolvam noções de cidadania, convivência coletiva e troca, além de coordenação, equilíbrio e espacialidade.
Viviane Figueiredo é atriz e artista circense, palhaça e contorcionista. Formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP, ministra aulas de circo e teatro para crianças e pertence às troupes Cia. dos Fabulosos e O Pessoal de Mais Valia.
DANÇA
WORKSHOP DE DANÇA: MOVIMENTO E REFLEXÃO
Coordenação: Eliane Capel e Morgana Sousa
23 e 25/4 – quarta e sexta-feira – 14h às 17h
Público: mulheres entre 16 e 50 anos
Inscrições: 1 a 19/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A partir da escolha de imagens relacionadas ao “feminino” e às questões do corpo da mulher na contemporaneidade, a atividade estimulará a descoberta de movimentos corporais criativos, a utilização de objetos lúdicos/cênicos, a dança individual e as improvisações coletivas.
Eliane Capel é professora de dança, psicóloga, intérprete-criadora e idealizadora do projeto Mulheres na Dança. Pós-graduanda em Dança pela Estácio de Sá, tem formação no Método Ivaldo Bertazzo e em Ballet Clássico. Pesquisa dança oriental há 15 anos e atualmente, no Coletivo 2x2, desenvolve investigação artística de dança/performance em interlocução com artistas de diferentes linguagens.
Morgana Sousa é professora de dança, criadora-intérprete e artista-orientadora do projeto Vocacional de Dança. Foi bolsista do curso de formação “Reeducação do movimento e psicomotricidade”, pelo Método Ivaldo Bertazzo. Atualmente, desenvolve investigação artística de dança/performance em interlocução com artistas de diferentes linguagens,.no Coletivo 2x2.
OFICINA DE DANÇA: RITMOS POPULARES BRASILEIROS
Coordenação: Sabryna Mato Grosso
24/4 a 26/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 1 a 23/4
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Prática de danças e ritmos populares brasileiros presentes em diversas regiões do país: coco, maracatu, jongo, afoxé e ciranda.
Atriz, dançarina, palhaça, produtora e dramaturga, Sabryna Mato Grosso integra a Cia. Baitaclã desde 2003. Formada em Artes Cênicas, atua como arte-educadora nos Doutores da Alegria e no Instituto Brincante
DANÇA / MÚSICA
ENCONTRO DE CULTURA POPULAR: BAITACLÃ – DANÇAS E RITMOS BRASILEIROS
Coordenação: Cia. Baitaclã
28/6 – sábado – 19h às 21h
Indicação: interessados a partir de 15 anos
120 lugares
“Baitaclã – Danças e Ritmos Brasileiros” é um encontro de cultura popular aberto para todos os públicos participarem tocando, dançando e cantando – juntamente com os artistas da Cia. Baitaclã – ritmos brasileiros como o maracatu, o samba de roda, o coco e o jongo.
A Cia. Baitaclã, sob a direção artística de Heraldo Firmino, foi fundada em 1997 com o objetivo primordial de aprofundar as diversas características do teatro cômico-popular: a linguagem circense e musical, o trabalho com máscaras, as manifestações populares do Brasil e o teatro de rua e em espaços alternativos.GESTÃO CULTURAL
OFICINA: LEIS DE INCENTIVO À CULTURA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Julia Pires e Luana Devechiati
8 a 29/5 – quintas-feiras – 14h às 17h
Público: artistas, produtores e gestores culturais, a partir de 18 anos
Inscrições: 1/4 a 6/5
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Introdução às noções básicas de elaboração, captação de recursos e gestão de projetos culturais. A oficina dará ênfase às principais leis de incentivo utilizadas no Estado de São Paulo, como o ProAC e a Lei Rouanet, além de abordar editais públicos e privados.
Julia Pires é pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela ECA-USP. Com bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo – habilitação em Teatro pela PUC, é produtora e atriz do Clã Estúdio das Artes Cômicas.
A produtora Luana Devechiati, especialista em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-USP, atua na consultoria e na gestão de patrocínios e de projetos culturais incentivados. Recentemente, ministrou a oficina de elaboração de projetos culturais oferecida pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo.
MÚSICA
OFICINA DE PERCUSSÃO: RITMOS POPULARES BRASILEIROS
Coordenação: João Invenção
24/4 a 26/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 23/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Esta oficina propõe a experimentação direta de diversos ritmos populares brasileiros originários de diferentes regiões do país, como maracatu, ciranda, jongo e o coco.
João Invenção é músico, ator e educador, formado pela Universidade São Judas Tadeu e pelo Centro Universitário Belas Artes. Participou de espetáculos teatrais e integrou grupos musicais como o Izé Mangolô, que pesquisa MPB e músicas folclóricas.
TEATRO
OFICINA: JOGOS CÔMICOS PARA NÃO ATORES
Coordenação: Suzana Aragão
15/4 a 24/6 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: arte-educadores, pedagogos, psicólogos e demais interessados a partir de 17 anos
Inscrições: 1 a 12/4
Seleção: currículo breve e carta de interesse
25 vagas
Esta oficina é direcionada, especialmente, a interessados que buscam novos recursos para uso em suas profissões. A atividade irá trabalhar com o universo das linguagens cômicas que exploram a exposição do ridículo, abrindo para o participante uma ampliação do seu repertório expressivo e a capacidade de assumir seu lado lúdico, divertido e sincero nas improvisações.
Suzana Aragão é atriz, diretora, professora de teatro e palhaça, atuando na área há mais de 15 anos. No teatro, trabalhou com os diretores Dagoberto Feliz, Flávio Desgranges, Cida Almeida, Bete Dorgam e Yan Ferslev. É artista residente da SP Escola de Teatro e integrante do grupo Folias.
OFICINA DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL: CONTOS DE GRACILIANO RAMOS E LYGIA FAGUNDES TELES
Coordenação: Arô Ribeiro
15/4 a 24/6 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 12/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A oficina promoverá a iniciação teatral por meio de jogos teatrais, exercícios práticos de corpo e voz, improvisações e a construção de cenas, tendo como base os contos de Graciliano Ramos e Lygia Fagundes Teles.
Arô Ribeiro é ator, iluminador, cenógrafo, diretor, performer e fotógrafo, tendo iniciado seus estudos no Teatro-Escola Macunaíma. Atuou em espetáculos de diretores importantes como Myriam Muniz, Roberto Lage, Celso Frateschi e Antunes Filho.
OFICINA DE TEATRO: CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Coordenação: Lucélia Machiavelli
16/4 a 25/6 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 15/4
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Trabalho de iniciação teatral a partir de jogos de improvisação e exercícios de corpo e voz, que explorará o desenvolvimento da construção cênica por meio de trechos de autores consagrados da literatura e do teatro e da recriação de cenas de filmes à escolha do grupo.
Lucélia Machiavelli, formada pela EAD-USP, é atriz com experiência em teatro, cinema, televisão e rádio. Vencedora do “Prêmio Coca-Cola de Teatro” em 1997, como melhor atriz, pelo espetáculo “Teatro de Sombras de Ofélia”. Atuou nos filmes ‘A Marvada Carne” e “De Passagem”, ambos premiados no Festival de Gramado.
OFICINA: COMÉDIA STAND UP MUSICAL
Coordenação: Pedro Paulo Bogossian e Agnes Zuliani
23/4 a 18/6 – quartas-feiras – 14h às 17h
Público: atores, escritores e estudantes de teatro musical, a partir de 18 anos
Inscrições: 1 a 15/4
Seleção: texto com, no máximo, três linhas, sobre um acontecimento que o candidato considere importante e audição vocal (16/4 – quarta-feira – 14h)
20 vagas
O objetivo desta oficina é apresentar aos participantes ferramentas para a criação e interpretação de seus próprios textos de comédia musical, ancorados pela estrutura, pelo conteúdo temático e pelo estilo de um gênero, possivelmente, ainda inexplorado: o Stand Up Musical.
Pedro Paulo Bogossian é compositor, diretor musical, preparador vocal e pianista; foi um dos fundadores e principais integrantes do grupo paulistano Circo Grafitti. Especializado na inter-relação da cena teatral com a música, colabora constantemente na concepção musical de aclamados espetáculos paulistanos. Recebeu os prêmios Shell, APCA e, por quatro vezes, o Apetesp.
A atriz Agnes Zuliani é formada em Teatro pelo célebre Lee Strasberg Theatre Institute. Professora de interpretação e de comédia, é especialista em Stand Up Comedy. Durante sete anos integrou o elenco fixo do projeto Terça Insana, dirigido por Grace Gianoukas. Atualmente, apresenta a comédia musical “Funny”, de sua autoria, sob direção de Elias Andreato.
OFICINA DE FORMAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL: MÉTODO PEDAGÓGICO DE JACQUES LECOQ
Coordenação: Andreas Simma e Adriana Salles
24/4 a 19/8 – terças e quintas-feiras – 14h30 às 17h30
Público: atores, bailarinos, diretores de teatro, escritores e artistas de outras áreas, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 17/4
Seleção: carta de interesse e currículo
20 vagas
A proposta desta oficina é oferecer uma base de formação a partir do método da Escola de Jacques Lecoq, cuja pedagogia privilegia a descoberta de uma linguagem artística própria por meio do estudo do movimento, do teatro físico, da improvisação, do jogo e das máscaras expressivas.
Andreas Simma estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, na França, e na Escola de Teatro Volkstheater Wien, na Áustria. Em Bali, formou-se em teatro balinês com Cristina Wistari (máscara) e Nyoman Candri (marionetes). Ministrou workshops baseados na metodologia e pedagogia de Jacques Lecoq na França, Argentina, Chile, Áustria e Alemanha e integrou o elenco fixo do Théâtre du Soleil.
Adriana Salles estuda artes cênicas em Paris e Lyon, onde trabalha com a companhia Théâtre de L’Annexe. Participou de cursos de formação orientados por nomes importantes como Wu Hsing Kuo, do Contemporary Legend Theatre, e Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil.
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS
Coordenação: Gabriel Granado
26/4 a 28/6 – sábados – 14h às 16h (turma A) | 16h às 18h (turma B)
Público: crianças de 7 a 9 anos (turma A) e de 10 a 12 anos (turma B)
Inscrições: 1 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas (25 por turma)
Destinada ao público infantil, esta atividade visa desenvolver a integração em grupo, favorecendo a desinibição, a comunicação e expressividade. Por meio de jogos lúdicos e teatrais, as crianças serão estimuladas a descobrir a arte do fazer teatral.
Gabriel Granado é ator, palhaço, mágico e aderecista. Com uma experiência de mais de 20 anos na área, vem ministrando diferentes oficinas tanto em São Paulo quanto no Grande ABC, além de aplicar aulas de teatro em inglês para crianças de 2 a 5 anos na escola Equilibrium, em São Bernardo do Campo.
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: André Farias
26/4 a 28/6 – sábados – 10h às 13h
Público: interessados entre 13 e 15 anos
Inscrições: 1 a 25/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Introdução aos elementos básicos do teatro, visando a formação do ator amador, a convivência e a organização grupal. Serão aplicadas técnicas de comunicação e expressão, como reconhecimento e reconstrução corporal, expressão vocal, retórica, improvisação e jogos teatrais.
André Farias é ator, diretor, palhaço e arte-educador. Dirigiu montagens com crianças e adolescentes no interior de São Paulo. Como ator foi reconhecido em grandes festivais pelo Brasil e trabalhou nos grupos Sensus e Ogawa Butoh, entre outros. É diretor do Núcleo Artes Físico de teatro, de Cabreúva, integra companhia Corpo Estável, de Jundiaí, e é palhaço no Circo Vox.
ESPETÁCULO: MÁRIO E AS MARIAS

Cia. LÚDICOS de Teatro Popular
26/4 – sábado – 14h
Classificação: livre
100 lugares (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
“Mário e as Marias” conta uma história de amor, singela e pura. As Marias – ora representando a nossa gente, ora a nossa terra, nosso lugar – são as principais paixões de Mário de Andrade. Trata-se da busca incessante de Mário por uma Maria já conquistada. Dirigido por Gira de Oliveira, o espetáculo foi contemplado com o prêmio APCA 2013 de Melhor Espetáculo de Rua para Crianças, além de várias indicações ao prêmio FEMSA (trilha sonora, produção e na categoria especial) e prêmio CPT 2013 – trabalho realizado em rua. A Cia. LÚDICOS de Teatro Popular integra música, poesia, conta e cena em suas criações coletivas de dramaturgia. Entre seus principais espetáculos estão “Vestido de Noiva”, “O Mambembe”, “Sonho de Uma Noite de Verão” e “A Ciranda do Villa”.
OFICINA DE TEATRO DE ANIMAÇÃO
Coordenação: Lilian Guerra
29/4 a 28/5 – terças e quartas-feiras – 19h às 21h30
Público: atores, educadores, estudantes e demais interessados, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 26/4
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
A proposta é trabalhar cenas curtas com técnicas do teatro de animação, integrando ator, contador de histórias e formas animadas num mesmo jogo cênico que explora as especificidades e possiblidades permitidas pelas narrativas deste gênero.
Lilian Guerra é atriz, diretora e pesquisadora do teatro de animação. É uma das fundadoras do núcleo Trecos e Cacarecos. Atua há mais de 20 anos como arte-educadora e orientadora teatral.
OFICINA: ESCOLA DE MULHERES... PALHAÇAS

Coordenação: Andréa Macera
6/5 a 24/6 – terças-feiras – 14h30 às 17h30
Público: interessadas no tema com alguma experiência anterior, a partir de 16 anos (atividade direcionada exclusivamente para o público feminino)
Inscrições: 1 a 26/4
Seleção: currículo e carta de interesse
15 vagas
Esta oficina dá início ao projeto “E a palhaça, o que é?”, que terá prosseguimento com duas apresentações da coordenadora Andrea Macera em junho: uma intervenção circense e um espetáculo solo. A oficina trabalhará a comicidade e a lógica de cada palhaça, por meio de um treinamento prático que possibilitará o aprofundamento na linguagem do palhaço e na tradição cômica para a criação de esquetes e gags.
Andréa Macera é atriz, palhaça e diretora, atuando desde 1986. Estudou com o Grupo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp), com a mestra-clown canadense Sue Morrison e com Tiche Vianna. Integrou o Barracão Teatro de Campinas e fundou em 2005 o Teatro da Mafalda, do qual é atriz e produtora.
OFICINA: O ATOR-COMPOSITOR

Coordenação: Rita Grillo
6/5 a 26/6 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: atores, dançarinos, diretores e estudantes de teatro, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 25/4
Seleção: currículo e carta de interesse
24 vagas
A oficina tem o objetivo de investigar as possibilidades de construção da dramaturgia a partir do trabalho corporal do ator, por meio de um treinamento físico aprofundado e da elaboração de sequências de ações que serão ponto de partida para a criação de cenas.
Rita Grillo é atriz, diretora e professora de teatro. Pesquisa o teatro físico desde 2005, tendo estudado no Grotowski’s Art Institut (Polônia), com Roberta Carreri do Odin Teatret (Dinamarca) e com Cacá Carvalho na Casa Laboratório. Atuou sob a direção de Marco Antonio Rodrigues, José Fernando de Azevedo e Chico de Assis, entre outros.
OFICINA: HISTÓRIA E ESTÉTICA DA LUZ CÊNICA
Coordenação: Zhé Gomes
05 a 27/6 – quinta e sextas feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de teatro, atores, iluminadores, educadores e demais interessados, a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 30/5
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Por meio da experimentação com cenas curtas, esta oficina objetiva a transmissão de técnicas de iluminação tradicionais e contemporâneas, proporcionando aos participantes vivenciar o processo técnico e artístico da criação da luz de um espetáculo teatral.
Zhé Gomes é ator, diretor, iluminador e pesquisador de teatro de animação. Desde 2003 opera e cria luz para várias companhias teatrais de São Paulo, como Luzes e Lendas, Sobrevento, Teatro Por Um Triz, O Grito e Caixa de Fuxico, entre outras.
ESPETÁCULO: LIÇÕES DE ABISMO

Roberto Mallet
13/5 – terça-feira – 19h
Classificação: 14 anos
60 vagas (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
O romance “Lições de Abismo”, de Gustavo Corção, começa quando um professor descobre que está gravemente enfermo. Então ele se recolhe em casa para olhar para a vida vivida e refletir sobre a morte que se apresenta. Nesta adaptação, o professor transforma-se em ator. Ao contrário do intelectual que encontra em casa a cela monástica para a derradeira meditação, o artista volta-se para o palco, porque é ali onde ele interroga a vida, a sua e a de todos. Dirigido por Mário Santana, o espetáculo é um monólogo do ator Roberto Mallet, fundador do Grupo Tempo e professor de Artes Cênicas da Unicamp.
OFICINA: TEATRO DOCUMENTÁRIO E BIODRAMA
Coordenação: Zula Cia. de Teatro
28 a 31/5 – quarta-feira a sábado – 14h às 18h
Público: artistas, pesquisadores e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 22/5
Seleção: carta de interesse
30 vagas
A oficina será elaborada a partir do processo de criação do espetáculo “As Rosas no Jardim de Zula”, cuja pesquisa foi fundamentada em teatro documentário, nova linguagem que aos poucos vem surgindo no Brasil. Dentre as várias vertentes desta linguagem, a oficina abordará ainda o "Biodrama" (espetáculos realizados por não-atores e suas histórias-reais), da renomada diretora argentina Vivi Tellas. O trabalho será desenvolvido de forma teórico-prática, com estudos de textos e práticas de exercícios teatrais.
Com o propósito de desenvolver um trabalho autoral, a Zula Cia. de Teatro foi criada em 2010, em Belo Horizonte, pelas atrizes Talita Braga e Andréia Quaresma. O grupo pesquisou o uso da realidade no teatro para definir a estética de “As Rosas no Jardim de Zula”, espetáculo contemplado com o Prêmio Myriam Muniz para circulação em Buenos Aires, São Paulo e cidades de Minas Gerais.
ETERNAMENTE BANHA: NÚMERO CIRCENSE E CONVERSA COM O PÚBLICO

Andréa Macera
17/6 – terça-feira – 18h30
Classificação: livre
60 lugares (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
Esta Intervenção cômica atriz Andrea Macera, dirigida por Caco Mattos, dá continuidade ao projeto “E a palhaça, o que é?”, que foi iniciado com a oficina “Escola de mulheres... palhaças”. Mafalda Mafalda torna-se cobaia de uma clínica estética que vende suas promoções nos sites de compra coletiva Grupão e Peixe Suburbano. A nossa mulher-cobaia fará uma demonstração "ao vivo e em cores" de uma nova técnica "cirúrgica" de lipoaspiração e próteses. O público será testemunha desta transformação!! Após a apresentação haverá um bate-papo com o público.
ESPETÁCULO: SOBRE TOMATES, TAMANCOS E TESOURAS
Andréa Macera
24/6 – terça-feira – 19h
Classificação: livre
60 lugares (retirar ingresso com meia hora de antecedência)
Espetáculo solo da atriz Andréa Macera, dirigido por Rhena de Faria, finalizando o projeto “E a palhaça, o que é?”. Um suspense arrepiante recheado de humor negro, “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” leva o público a um divertido jogo de enigma, mistério e investigação, inspirado nos clichês do cinema noir (os filmes policiais da década de 1940). Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré rejeitada após uma malsucedida apresentação, é suspeita de envolvimento em um crime – algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl.
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás
11 2292-7071 / 2292-7711
amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br

quinta-feira, 20 de março de 2014

20 de Março, dia Internacional do Contador de Histórias e da Felicidade - Início do ano novo astrológico!

O homem que contava histórias - tradição judaica

Era uma vez um homem que, cansado de ver as pessoas de sua cidade sempre tensas, angustiadas e tristes, resolveu fazer algo por elas.
Como sabia de cor lindas histórias, sentou-se num banquinho no meio da praça e pôs-se a contar...


... e assim o contador de histórias passava seus dias...


 
 
A princípio, algumas pessoas paravam para ouví-lo, curiosas.
Mas só ficavam um pouquinho, pois tinham muita pressa, seu tempo era tão curto!
Mesmo assim, o homem não desistia: todos os dias, punha o seu banquinho na praça e contava suas histórias repletas de fantasia.
 
O tempo passou...
 

 

 
Um dia, o contador de histórias narrava, para uma plateia inexistente, uma maravilhosa fábula, quando um garotinho, puxando-o pela manga, interrompeu-o:
 
- Ei tio! Será que você não percebeu que não tem ninguém ouvindo? Por que insiste em contar essas histórias?
 
Então, o sábio homem respondeu:
 
- Olhe, meu filho, antes eu contava histórias pensando em mudar o mundo; hoje, eu conto histórias para que o mundo não me mude...
 


 
 
 
 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Curso de teatro na FFLCH-USP


 Promovido pelo Núcleo de Estudos de Teatro Décio de Almeida Prado, do Centro Ángel Rama, o curso "Teatro e Resistência: Dramaturgia dos Anos de Chumbo - Panorama Histórico 1968-1979 (Módulo III)" será ministrado pela Profa. Dra. Maria Sílvia Betti (Departamento de Letras Modernas), às segundas-feiras, a partir do dia 10 de março, das 18h30 às 21h, na sala 172 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

O curso é isento de taxas e as inscrições estarão abertas até o dia 7 de março, ou enquanto houver vagas. Os interessados devem enviar mensagem com nome completo para carama@usp.br

(Observação: alunos que não cursaram os dois módulos anteriores também poderão matricular-se).

Início: 10/3/2014

Término: 30/6/2014

Público-alvo: alunos de graduação e pós, professores e alunos das redes públicas de ensino, membros da comunidade USP e interessados em geral.

Certificados de participação serão concedidos mediante a frequência mínima de 85% às aulas.

Objetivos: Introduzir, contextualizar e discutir as formas pelas quais a dramaturgia brasileira do período compreendido entre 1968 e 1979 representou as perspectivas de luta contra a ditadura militar.

Serviço de Comunicação Social da FFLCH-USP
TELS: 0055 XX (11) 3091.4612/4938/1513
Rua do Lago, 717, sala 121 - Prédio da Administração
CEP 05508-900 - São Paulo/SP

Site: http://comunicacao.fflch.usp.br/
Twitter: @fflch_usp

Entre na Roda e espere o próximo!

Mediar leituras, formar leitores



Realizadas totalmente a distância, as oficinas on-line são uma sequência de atividades sobre a metodologia de mediação de leitura do Projeto Entre na Roda. Dirigidas a educadores, bibliotecários e demais interessados no tema, as atividades oferecem informações, dicas práticas e possibilidades de ampliação do conhecimento, além de ser uma oportunidade de aprofundar o letramento digital dos participantes.

As Oficinas On-line do Entre na Roda têm duração de 8 semanas e as turmas contam com o apoio de uma moderadora, que é formadora na área de leitura e escrita.

As inscrições para participação nas oficinas, abertas hoje, quinta-feira (20.02), já estão encerradas.

Serão realizadas duas turmas com 50 vagas cada. O início das oficinas será no dia 05 de março.

Para conhecer o programa e os temas que serão trabalhados, clique aqui.




Inscrições Encerradas

A incrível exposição ‘Grimm Agreste’, no Sesc Interlagos, eu vou. Vamos??

A incrível exposição ‘Grimm Agreste’, no Sesc Interlagos



Os 156 contos originais escritos pelos irmãos Grimm entre 1812 e 1815 desembarcaram nesta sexta-feira, 21, no Sesc Interlagos, na zona sul de São Paulo, na exposição Grimm Agreste. São instalações, xilogravuras, textos, vídeos, áudios e centenas de objetos que dialogam com as histórias eternizadas pelos alemães.
O ponto de partida para a exposição foi o livro Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, publicado em 2012 pela editora Cosac Naify. Trata-se da primeira tradução para o português da obra original. Em dois volumes, o leitor descobre o quão adocicadas foram sendo as histórias ao longo do tempo. Uma Rapunzel grávida de gêmeos e uma Branca de Neve que faz sua madrasta dançar com sapatos de brasa são apenas alguns exemplos.
As ilustrações foram feitas pelo cordelista J. Borges, que criou xilogravuras que conversam com os contos – a imagem que abre este post é dos originais. Da relação entre os irmãos Grimm e o agreste nasceu a exposição recém-inaugurada em São Paulo, tema da reportagem que fiz para o Caderno 2 deste sábado, 22.
Sim, o Sesc Interlagos fica distante da região central, mas vale, sim, o deslocamento. Separe duas horas e mergulhe com calma neste mundo fantástico, construído em seis espaços. Nas imagens abaixo dá para ter uma ideia!

E o vídeo que o fotógrafo Tiago Queiroz, do Estadão, fez:

Na abertura da exposição foram distribuídos folhetos de cordel escritos por J. Borges. Neles, o cordelista e o xilogravurista fala, em versos, sobre Grimm, seu trabalho e o evento. Aos 79 anos, Borges se envolveu a distância com a exposição e não pode vir para São Paulo por causa de uma cirurgia recente.
“Como poeta faço parte
do evento Grimm Agreste
eu fiz as ilustrações
aqui mesmo no Nordeste
foi difícil mas eu fiz
e assim passei no teste.”
Ficha técnica da exposiçãoProdução e concepção: Rachel Brumana
Curadoria: Alvise Camozzi, Christine Röhrig e William Zarella
Diretor musical e compositor: Daniel Maia
Direção, cenografia e expografia: William Zarella Jr.
Roteirista da exposição: Alvise Camozzi
Serviço
De 21 de fevereiro a 31 de agosto
De quarta a domingo, incluindo feriados, das 10h às 16h30
Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial
Ingressos para o Sesc: De R$ 1 a R$ 7

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Curso com Gislayne Matos - A poética na arte do contador de histórias

15 de março às 10:00 até 30 de março às 13:00
  • Rua Tonelero,912
  • A POÉTICA NA ARTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

    Ministrante: Gislayne Matos

    20 HORAS – DOIS MÓDULOS DE 10 HORAS...

    Inscrições Abertas

    “O principal requisito no processo criador do contador de histórias é sua capacidade para criar o texto diante de seus ouvintes”.

    A arte de contar histórias envolve três elementos numa relação dinâmica: o contador; o conto e o ouvinte.

    O contador deve se preparar e preparar o conto para oferecê-lo ao ouvinte, que por sua vez, deverá ser preparado para recebê-lo.

    Apoiando-se nesses elementos o ateliê é dividido em dois módulos, cada um deles com duração de 10 horas.


    MÓDULO I: O CONTADOR-ARTESÃO

    A modalidade de comunicação própria a esta linguagem artística é a oralidade, em cujo âmago está a intenção de comunicar.
    Neste módulo trabalharemos, portanto, sobre a comunicação oral e os recursos estéticos que podem torná-la prazerosa o bastante para implicar e envolver o ouvinte.
    Voz e gestos são responsáveis pela transmissão da mensagem. A gestualidade deve ser uma extensão da palavra falada.

    Objetivos:
    Aprimorar a comunicação oral conhecendo os diferentes tipos de discursos;
    Ampliar a consciência corporal descobrindo novas formas de expressão e ritmos gestuais;
    Conhecer os recursos expressivos da voz, tais como: ritmo, entonação, interpretação;
    Experimentar-se no processo de criação espontânea do texto oral.


    MÓDULO II: O CONTADOR-POETA

    A “palavra” encanta quando nela há “presença”, quando é genuína, pois construída com a própria experiência, essa matéria prima única com a qual se tecem as histórias.
    O eco ao contrário é a reprodução do discurso alheio, resultado da falta de conexão com as próprias experiências, como geradoras da “presença”.
    Neste módulo o desafio é construir um discurso genuíno, capaz de encantar pela força de sua autenticidade.

    Objetivos:
    Pesquisar as habilidades e talentos pessoais e colocá-los a serviço da arte de contar; Trabalhar sobre as próprias intenções;
    Utilizar-se da memória sensorial, reminiscências, símbolos, histórias vividas e ouvidas, reflexões filosóficas, aprendizagens advindas da relação com o outro, elementos subjetivos, enfim, tudo aquilo que resulta da experiência pessoal, para dar forma ao texto que se cria.

    Período de Realização Módulo I:
    - 15 de março, sábado das 10:00 às 18:00 horas
    - 16 de março domingo das 10:00 às 13:00 horas

    Período de Realização Módulo II:
    - 29 de março, sábado das 10:00 às 18:00 horas
    - 30 de março, domingo das 10:00 às 13:00 horas

    Investimento:
    Módulo I: R$ 250,00
    Módulo II: R$ 250,00

    As pessoas que fizerem dos dois módulos terão desconto de 10% e poderão dividir em até 3 vezes.

    Forma de inscrição: Enviar e-mail para: contatomeninasdoconto@gmail.com/meninasdoconto@uol.com.br

    - Local: Casa da História- R. Tonelero, 912, Vila Ipojuca, São Paulo - SP
    Mais informações: 3868-4598 / 3803-9113 – Rosi/Regiane
  • Curso básico para Contadores de Histórias - Biblioteca Hans Christian Andersen


    cabecalho programacao tijolo

    Curso básico de formação para Contadores de Histórias

    As inscrições para o Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias começam no dia 17 e vão até o dia 28 DE FEVEREIRO
    1891205 812117672137825 1682023027 n

    Leitura e Literatura

    Clube de Leitura
    Coord. João Luiz Marques
    Discussão do livro "O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam", de Evandro Afonso Ferreira.
    14 de fevereiro ( sex), 19h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

    Saraus

    literatura periferica2 1390928793
    A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.
    Sarau dos Mesquiteiros
    15 de fevereiro (sáb), 14h – BP Rubens Borba Alves de Moraes
    Sarau na Cozinha
    15 de fevereiro (sáb), 14h - BP Raimundo de Menezes
    Sarau Perifatividade na Amadeu
    15 de Fevereiro (sáb), 13h30 – BP Amadeu Amaral
    Sarau da Brasa
    15 de fevereiro (sáb), 14h – BP Affonso Schmidt

    Cinema

    Petra-Von-Kant 1390572616

    MELODRAMA: CLÁSSICOS E VARIAÇÕES

    Os excêntricos Tenenbaums. +14
    14 de fevereiro (sex), 15h
    A troca. +16
    14 de fevereiro (sex), 17h
    As lágrimas amargas de Petra Von Kant. +14
    15 de fevereiro (sáb), 15h

    Contação de histórias

    O carnaval do Jabuti
    Com Juvelina Pereira Martins
    História de um baile de carnaval que os bichos resolveram fazer na floresta, porém o macaco foi proibido de entrar no baile e aí começa toda a confusão. Após a contação haverá oficina de máscaras de carnaval infantis. +6
    17, 18, 19 e 20 de fevereiro, 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta
    Rabicó


    Bloco das Emílias e Viscondes

    Em seu 9º ano, o Bloco das Emílias e Viscondes sairá pelas ruas da Vila Buarque festejando o personagem Marquês de Rabicó!
    Todas são gratuitas. Para crianças e adolescentes
    Oficina de construção do bonecão
    Orientação: Edson Gon
    17 e 19 de fevereiro, 15h
    Oficina de fantasias
    Orientação: Valéria Silva e Vera Alves
    Construção de fantasias (cartolas do Visconde, perucas da Emília, gorros do Saci, máscara da Cuca, avental da Tia Nastácia, tiara da Narizinho, suspensório do Pedrinho).
    17 e 19 de fevereiro, 15h
    Oficinas de percussão
    Orientação: Jica, Turcão
    Instrumentos: caixa, agogô, surdo, tamborim, chocalho (Ganzá) e xequerê
    18 e 20 de fevereiro, 15h

    Leitura com mediação

    Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre leitores de todas as idades e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o hábito da leitura.
    Mediação de leitura
    Com Andreia Passos e Livia Domingues. Bebês e infantil
    14 de fevereiro (sex), 14h30 – BP Milton Santos
    Leitura na Ricardo Ramos
    Com Adilva Azevedo. Livre
    18 de fevereiro (seg), 15h – BP Ricardo Ramos
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