terça-feira, 28 de agosto de 2012

História Viva em São Paulo

 
 
Boletim História Viva - Agosto/2012



História Viva cresce pelo Brasil
A segunda turma do projeto História Viva Ouvir e Contar da cidade de São Paulo já iniciou as aulas nestes segundo semestre. O curso iniciou no dia 18 de agosto com aproximadamente 50 participantes e terá aulas aos sábados até 8 de dezembro. Os participantes sairão do projetos como voluntários que poderão atuar pelo instituto História Viva no resgate de histórias contadas por idosos e na contação destas histórias a crianças em situação de fragilidade, em hospitais ou casas lares. O projeto tem a parceria em São Paulo do Projeto Velho Amigo e da Fundação Carlos Chagas, com apoio da Casa Hope e Centro de Voluntariado de São Paulo.


Saiba mais sobre o projeto História Viva Ouvir e Contar http://historiaviva.org.br/site/projetos/historia-viva-ouvir-e-contar

III Congresso de Humanização
Roseli Bassi, fundadora e gestora do Instituto História Viva, participou de mesa de debate durante o III Congresso de Humanização - II Jornada Interdisciplinar de Humanização, promovido pela Área de Saúde do Grupo Marista. O evento buscou refletir sobre a transversalidade da humanização nos processos de gestão hospitalar. Roseli, juntamente com o professor e doutor Leandro Marins de Souza e o também professor e doutor Victor Meyer Júnior, fizeram um bate papo sobre “O voluntariado Hospitalar: a humanização das relações”. O congresso aconteceu na PUCPR, em Curitiba, entre os dias 6 e 8 de agosto.


Workshop Histórias Contadas com Origamis

O intuito deste workshop é mostrar as possibilidades de utilização e de cooperação entre duas artes: narração de histórias juntamente com o origami (dobradura de papel). O workshop acontece nos dias 20 e 21 de setembro, das 19h00 às 22h00, na Alameda Cabral, 335. Participe! São apenas 15 vagas. Inscrição - R$ 80,00 (material incluso) – pelo e-mail: cursos@historiaviva.org.br





Imagens capturam histórias vivas
O fotógrafo Luiz Pacheco (luizpacheco.multiply.com) acompanhou as diversas etapas que constituem o trabalho do História Viva fotografando estas ações de forma a contar um pouco esta história. Segundo o fotógrafo: “desde a primeira ação que acompanhei fiquei totalmente apaixonado pelo trabalho do História Viva. Cheguei para fazer um trabalho e saí de cada ação com uma lição de vida. O trabalho do Instituto é lindo e isso torna o desafio de fotografá-lo ao mesmo tempo muito difícil e extremamente prazeroso e instigante. Tive a oportunidade de registrar flagrantes de carinho e emoção que resultaram em algumas imagens belíssimas. Estou muito satisfeito com o resultado final do trabalho e quero continuar documentando outras ações do instituto”.

O resultado do trabalho você confere a seguir:

Caçadores de Histórias (http://goo.gl/0zuHQ)
Encantadores de Histórias: (http://goo.gl/rjzjC)
Contação de Histórias: (http://goo.gl/4poZD)
Ponte entre gerações: (http://goo.gl/2b3UB)


Formatura 18ª turma em Curitiba
Aconteceu em 18 de julho, no auditório da FAE – Centro, a Formatura da 18ª Turma dos Novos Voluntários Ouvidores e Contadores de Histórias de Curitiba. O tema da turma foi Super Amigos. Conheça aqui o rosto de cada um destes novos ‘super-heróis’.
Confira fotos da formatura:
Por Willy Annies
Por Flávia Tomita


Formatura 1ª turma em Campo Largo
Com muita emoção, aconteceu no dia 25/07 no auditório da Casa da Cultura de Campo Largo/PR a 1ª Formatura de Ouvidores e Contadores de Histórias do município. Esta formatura oficializa os novos Voluntários Contadores de Histórias, que irão transformar crianças, jovens, adultos e idosos em hospitais, abrigos e casas de apoio de Campo Largo, com lindas e surpreendentes histórias. Confira as fotos deste evento.
Instituto História Viva
História Viva


Acompanhe depoimento da voluntária contadora de histórias, Lorian Livia Vicenzi:

"Contar história para mim é algo simplesmente mágico. É levar alegria, despertar emoções e de alguma forma ajudar na melhora de cada um que nos ouve. Através da história recebemos sorrisos e levamos reflexões. Sinto que contando histórias estou contribuindo para algo melhor, algo dentro de cada um e com certeza, algo melhor em mim. Tenho orgulho em fazer parte do Instituto História Viva e do trabalho que a Roseli e todos os voluntários realizam."

Impactos de Atendimentos no mês de Julho/2012
Número de histórias ouvidas por crianças, adultos e idosos em hospitais, asilos e casas-lares de Curitiba e Região:

Total de Impactos: 4.368
Adultos: 32%
Crianças: 40%
Familiares: 23%
Corpo Multidisciplinar: 5%

Total de voluntários atuantes: 89
 

Um comentário: