terça-feira, 13 de novembro de 2012

História Viva - Outubro 2012

Instituto História Viva
Boletim História Viva - Outubro/2012



Parabéns aos idosos!
No Brasil o dia 1º de outubro é o Dia do Idoso. O Instituto História Viva parabeniza a todas as pessoas idosas pelo seu dia, agradecendo por todos os aprendizados que os mais experientes repassam e lembrando que a nossa forma de valorizá-los é através do Ouvir e do Contar, como explica Seu Jurandir no vídeo a seguir: “Faça Pessoas Felizes!”


Festa em São Paulo
O Projeto Velho Amigo parceiro e apoiador do Instituto História Viva, realizou no dia 1º de outubro de 2012 uma série de eventos com os idosos acolhidos pelo projeto e contou com a presença ilustre do ator e diretor Fabio Assunção, que é um dos divulgadores da causa. Além do café da manhã, do almoço e do show com cantor Jair Rodrigues, os velhinhos também tiveram uma oficina de contação de histórias com Roseli Bassi, fundadora e gestora do Instituto História Viva!


Sete anos de História Viva

O Instituto História Viva está completando 7 anos de existência! São milhares de histórias ouvidas e contadas ao longo destes anos. A festa com voluntários ouvidores e contadores de histórias e com as pessoas que acreditam na causa do Instituto aconteceu no dia 25/10, no Danghai Club e Gastronomia. A renda dos convites vendidos será revertida para a AVA (Associação dos Voluntários Amigos)




HV na Feira de Gestão da FAE

De 2 a 4 de outubro aconteceu a 12.ª edição da Feira de Gestão, na FAE Centro Universitário. O Instituto História Viva contou com um stand nesta Feira, realizando a apresentação de histórias baseadas nos Cases de empresas expositoras.
Confira as fotos!




Turma 19 em treinamento
A 19ª formação de ouvidores e contadores de histórias de Curitiba está em andamento, contando com 3 turmas abertas. Entre as participantes está Rita de Cassia Delconte Ferreira, que conta o que tem aprendido no treinamento: “quando contamos uma história a alguém colocamos nesta ação todo o nosso ser: o que somos, sentimos, aquilo em que acreditamos, toda a emoção que nosso coração é capaz de sentir e expressar”. Rita já aprendeu que contar histórias uma forma de amar, trazer esperança, fazer alguém feliz, nem que seja por um momento. A formatura na 19ª Turma de Curitiba acontece no dia 24 de novembro no auditório da FAE. Confira as fotos!
Instituto História Viva
História Viva

Acompanhe a história de Signe Jacqueline Pereira Gomes, voluntária contadora e ouvidora de histórias:
Desde pequena ouço histórias contadas pelos meus pais. Meus presentes eram livros. Amo contar histórias, fazer com que outros viagem, compartilhem e sintam-se bem nesse momento imaginário. Já atuava no campo do voluntariado junto aos franciscanos e, em um dia quente, esperando um ônibus que graças a Deus demorou, tive a sorte de encontrar uma pessoa ímpar que comentava sobre a disponibilidade de oferecermos um pouco de Amor ao outro. Era uma jovem (Magali) que atuava em uma casa lar de crianças pelo Instituto História Viva. Faço parte da 18º turma de formandos os “Super-Amigos” e atuo como voluntária no instituto há 9 meses.

É com grande alegria que espero os dias de ir a um dos institutos - sejam Lar Rogate ou Asilo Belo Lar ou Asilo Tarumã - onde captamos histórias. Depois as transformamos com muito encanto e as recontamos para as crianças da APACN ou da Unidade de Acolhimento Institucional Nova Esperança. E assim de um simples acontecimento propiciamos uma ponte de emoções entre o fato e o conto criando a amizade entre as crianças, jovens e anciões e preenchendo de emoção os seus e nossos dias.


Instituto História Viva
Boletim História Viva é um informativo mensal do Instituto História Viva, associação sem fins econômicos que tem como missão transformar ambientes em que se encontram pessoas em situação de vulnerabilidade, estimulando-as e influenciando-as a fazerem uma releitura de suas histórias de vida.
Doações pela conta de luz

As doações para o Instituto História Viva podem ser feitas através da conta de luz. Pode-se doar de R$1,00 a R$150,00, basta preencher uma ficha (clique aqui para ver) e depois enviar para ilumine@hitoriaviva.org.br ou ligar para (41) 3262-4733 para combinar a entrega da ficha. Com a sua contribuição muitas novas histórias poderão ser contadas!

Redes Sociais


Ainda não conhece a página do Facebook do Instituto História Viva? Então acesse o www.facebook.com/institutohistoriaviva e curta nossa página. Pelo Facebook você acompanha nossa agenda, as fotos dos eventos e várias outras atualizações


Acesse também o Canal de Vídeos noYoutube, “Instituto História Viva na Mídia”, que conta com todos os materiais veiculados na TV.


Eles acreditam nesta causa:







Realização:


INSTITUTO HISTÓRIA VIVA
Alameda Cabral, 335 - Centro - Curitiba - PR - Telefone: (41) 41 3262-4733
contato@historiaviva.org.br - www.historiaviva.org.br
Produção do Boletim:
Sintática Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário