segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Programação Cultural - Biblioteca Hans C. Andersen - agosto 2013

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Programação Cultural
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Origens da Literatura infantil

Com Marly Vidal
“Os primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimentos de solidariedade, amor, ódio, compaixão, vêm com as histórias fabulosas ouvidas na infância”. (Câmara Cascudo). Mas onde nascem essas histórias? Como nos chegam? Que caminhos percorrem? Quem são seus autores? O que elas revelam, ou ainda, o que escondem? Por que sua persistência mesmo em tempos tão ‘científicos’, ou talvez por isso mesmo? Ou serão o maravilhoso, o onírico, o fantástico, o imaginário que elas carregam, possibilidades de descobertas de sentidos outros, ocultos e essenciais, para a nossa vida? A especialista Marly Vidal nos traz uma proposta de reflexão sobre a maravilhosa criação humana que é a Literatura Infantil.
Dia 17 de agosto às 9h30

Por que Contar Histórias nos dias de hoje

Com Eliana Braga Aloia Atihé
Cada vez mais, o contador de histórias precisa compreender seu papel fundamental numa sociedade em crise, a partir de uma perspectiva psico-sócio-antropológica (e também mítica e cosmológica), que o auxilie a construir uma visão de mundo, para nela ancorar sua experiência. É urgente seu envolvimento num projeto de proteção, reparação e ampliação da etnosfera, a rede cultural da vida, a qual, tal como a biosfera, garante nossa existência como seres humanos. O encontro propõe uma revisão do papel do contador de histórias a partir dos desafios propostos por nossa época.
Dia 24 de agosto às 9h30

Causos da Roça

Com Cia. Sábias Cenas
Duas senhoras que cresceram na roça e agora moram na cidade grande se lembram do irmão, que não vêem há muito tempo. Ai, que saudade! Aos 13 anos ele ganhou o apelido de Lóbis e tem uma banda chamada ”Lóbis Rock e Seus Cachorros”. Será que ele é um Lobisomem?! Elas não sabem, mas vão ensinar uma música da banda que é um sucesso em noite de lua cheia: AUUUUUUUUUUUUU!!!! Livre
Dia 27 de agosto às 10h


TEATRO
Um causo para Chico Mineiro

Um causo para Chico Mineiro

Com Clownpiras
O espetáculo conta a história de um caipira que, depois de ouvir da professora que a lua é feita de queijo, sonha em chegar até lá, mesmo sabendo que se trata de um sonho quase impossível. Ao chegar numa Festa do Divina, em Goiás, Chico se depara com um desafio que finalmente o levará a realização do seu sonho. 50 min. Livre
Dia 10 de agosto às 16h

Um clique para a vida

Organização Associação Civil Anima e Projeto Anima Jovem
Será que nós realmente cuidamos da nossa saúde? De forma leve e descontraída a peça aborda os encontros e desencontros do cotidiano, e as inúmeras vezes que não percebermos os pequenos detalhes que podem nortear destinos. Uma colagem de histórias humorísticas sobre as diferentes fases da vida: nascimento, namoro, sexualidade, gravidez, saúde e prevenção, tendo como pano de fundo as relações humanas e as reflexões que eles provocam.
Dia 23 de agosto às 14h

Galinhas Aéreas

Galinhas Aéreas
Com Cia Linhas Aéreas
Duas galinhas, ainda jovens e inexperientes, tomam conta de um ovo, que é roubado por um morcego. O desespero toma conta da dupla, que agora precisa se organizar para recuperar o futuro bebê galináceo. 50 min. Livre
Dia 24 de agosto às 16h


SARAU

Sarau Café com poesia

Organização: Wilson Jasa e Cícero Pedro de Assis
Encontro cultural de poetas, cordelista, escritores e músicos.
Dia 31 de agosto às 12h


CURSO

Curso básico de formação para Contadores de Histórias

Coordenação de Ana Luisa Lacombe. Com participação de Kelly Orasi, Simone Grande, Eliana Atihé, Marli Vidal, Ilan Brenman, Viviane Barrichello, Leila Garcia, Betinho Sodré e Anita Deixler.
Realizado desde 2008, o curso chega agora à sua 14ª turma e, entre vários temas, abordará: as origens da literatura infantil; o mundo simbólico da criança; a voz e o corpo do contador de histórias, o uso de sons e objetos nas histórias etc. Ao final do curso, os alunos farão uma apresentação aberta ao público. Carga horária: 60h. 35 vagas.
Inscrições até 31 de julho de 2013, pessoalmente na Biblioteca.
No ato da inscrição, o interessado deverá preencher uma carta de intenção que será decisiva na seleção dos participantes, caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas.
É obrigatória a presença na primeira aula, serão permitidas até 2 faltas no decorrer do curso, com justificativa.
Aos sábados, das 9h30 às 13h30, de 10 de agosto a 14 de dezembro

VISITA MONITORADA



Visita Monitorada com Contação de Histórias
Às 3as e 4as feiras, às 10h e/ou 14h, mediante agendamento prévio.
Para agendamento de escolas, por favor, enviar oficio assinado para o endereço da biblioteca ou e-mail para: bibliotecahans@gmail.com com as seguintes informações: Nome da escola, endereço e telefone, disponibilidade de dia e horário, responsável, quantidade de crianças e adultos, faixa etária, especialidades ex.: cadeirante
Esperamos por vocês!


Veja também o Blog da Biblioteca Hans Christian Andersen
logo SMB
contos de fadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário