quarta-feira, 11 de setembro de 2013

E com vocês, Clara Haddad!! hora pois...

“Era pois uma vez”
O riquíssimo imaginário português é o que move o espetáculo que Clara Haddad e Cristiano Gouveia apresentam no Sesc Arsenal


Da Redação

‘Era pois uma vez’, é um espetáculo interativo baseado em contos tradicionais portugueses que a narradora Clara Haddad apresenta nesta sexta-feira, dia 14, no Teatro do Sesc Arsenal. São histórias cheias de humor, aventura, amor e mistério. Um espetáculo onde Clara Haddad permeia a apresentação com contos tradicionais portugueses acompanhados por contos cantados e música original composta pelo músico Cristiano Gouveia.

O público terá oportunidade de se inteirar do imaginário do povo português e dos contos lusófonos. “É um espetáculo adulto. E as pessoas poderão perceber a semelhança do folclore português com o brasileiro. A cultura daquele país faz parte do nosso dia a dia e muitas vezes nem sabemos”, disse a narradora, brasileira radicada em Portugal. Muitos elementos dos contos que serão narrados foram colhidos por Clara nas viagens pelo mundo que fez contando histórias. Para ela, isso proporciona uma verdadeira viagem para seus ouvintes. “É possível se imaginar nos lugares que descrevo. No fim, fica a certeza que não importa a cultura ou distância, toda gente é igual”, afirmou a narradora, que tem seu trabalho baseado, principalmente, na obra de Teófilo Braga, escritor tradicional português.

A artista - Atriz e narradora profissional luso-brasileira, Clara Haddad conta histórias que ouviu e aprendeu na infância com sua avó libanesa e outras, que foi conhecendo através do seu trabalho de pesquisa e viagens pelo mundo.

Apresenta uma trajetória de 14 anos de sucesso com um repertório repleto de relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses e africanos.

Foi fundadora da primeira Escola de Narração em Portugal, a Escola de Narração Oral Itinerante, um projeto pioneiro com sede na cidade do Porto e com delegações em Coimbra e Lisboa. No Brasil, a delegação fica na cidade de São Paulo.

Radicada em Portugal desde 2005, Clara dinamiza e coordena inúmeros eventos e formações na arte teatral e de contar histórias para adultos e crianças. Em algumas ocasiões, sua narração é acompanhada por música ao vivo. Realiza apresentações em vários países, tais como: Brasil, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Peru, México e Venezuela.

Clara foi a primeira narradora de língua portuguesa a contar no Festival Alden Biesen na Bélgica - um dos festivais mais antigos da Europa realizado em um castelo na cidade de Bilzen e no Santuário de Machú Picchu.

Desenvolveu o projeto Storytelling empresarial, que visa ajudar empresas e organizações que apresentam problema com a comunicação ou com a falta de criatividade em sua equipe. Este projeto também acompanha individualmente empresários, consultores, políticos, atores e todos aqueles que na sua vida profissional necessitem falar perante audiências ou queiram desenvolver um projeto nas áreas de mediação de leitura ou organizacional.

Clara também é idealizadora e programadora de projetos voltados à arte de contar histórias, como: Sexta dos Contos, Domingos de Contos nas Caves Taylor´s e Circuito Um Porto de Contos. Também é diretora e produtora do Encontro Internacional de Narração Oral: Um Porto de Contos, que acontece a cada dois anos na cidade do Porto e que terá a sua 2º edição neste ano de 2013.

É, também, autora do conto A Montanha Encantada que faz parte da coletânea reunida no livro Histórias de quem conta histórias, publicado pela Ed. Cortêz. Este livro foi escolhido para representar o Brasil na feira internacional do livro infantil, em Bolonha-Itália no ano de 2011, como um dos melhores lançamentos infanto-juvenis de 2010.

Integrou por três anos a equipe do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde dinamizou semanalmente sessões que uniam meditação, visualização, criativa e contos. Esse projeto educativo hospitalar foi ganhador do prêmio Acreditação 2007.

O músico - Cristiano Gouveia é ator, músico autodidata, multi-instrumentista, compositor. Possui vasta pesquisa dedicada à música inserida na Linguagem teatral. Desde 2005, também atua como diretor musical de peças teatrais, tendo dirigido musicalmente mais de 20 espetáculos, conquistando prêmios em vários festivais de teatro.



SERVIÇO

O QUE: “Era pois uma vez” com Clara Haddad e Cristiano Gouveia

ONDE: Teatro do Sesc Arsenal

QUANDO: Dia 14 de setembro às 19 horas

QUANTO: Entrada franca





Nenhum comentário:

Postar um comentário