segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Matéria e curso com a minha Carla Betta

Linda matéria com a minha querida amiga Carla Betta e uma homenagem à nós, contadores e narradores de histórias. Sucesso, amiga!

 

ANO DANADO DE BOM COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: NOVO CURSO À VISTA!

Publicado em 1 de setembro de 2013
0


i
Rate This

Quantcast

cartaz curso
Um dia, conversando com minha prima, mais que prima, quase irmã, ela comenta estar envolvida com ONGs e pessoas defensoras dos animais e que o mais gostoso dessas pessoas é que –mesmo com os defeitos e fofocas inerentes ao ser humano- elas eram boas, de bom astral, cujo ambiente ao redor era alegremente suave.
Hoje, depois de me envolver com cursos, oficinas e pessoas na área da contação de histórias diria o mesmo, com a diferença de que nem todos somos assim tão leves, mas escancaradamente alegres.
Minha breve trajetória começou, sem eu saber, nas atividades voluntárias da evangelização de crianças e jovens e eventos nas casas espíritas nos quais eu contava histórias para adultos. Adorava e este sentimento deveria transparecer pelos poros, pois as pessoas comentavam positivamente.
Em 2010, finalizei o curso de contadora de histórias, oferecido pela Carmelina de Toledo Piza em parceria com a Ana Chris Martins. Adorei, mas como iniciante não usei das técnicas e das reflexões logo “de cara” que ficaram em algum substrato mental lá guardadinhas, como em uma caixinha de tesouro.
2011 foi um ano conturbado pessoalmente.
A partir de 2012, comecei a contar histórias na ala pediátrica do SUS da Santa Casa de Piracicaba acolhida pela equipe da Tia Carmelina que já faz este trabalho há muitos anos.
O gérmen plantado pela Carmem e pela Chris saiu de sua hibernação não sei quando e nem onde, mas no primeiro dia de voluntariado na Santa Casa floresci, me deliciei e me lambuzo e abuso até hoje!
Neste mesmo 2012, eita ANO DANADO DE BOM (parodiando uma história de Ângela Lago que adoro contar: “Um ano novo danado de bom”), participei do V Workshop da “Associação Viva e Deixe Viver”, que recomendo: conheçam a bela história de uma ONG dedicada a contação de histórias em hospitais. (http://www.vivaedeixeviver.org.br/) Neste evento, durante uma oficina comandada pelo Fábio Lisboa, sua simpatia e sua observação quanto ao meu jeito de contar histórias fez toda a diferença. Foi um divisor de águas. Descobri-me, agora com propriedade, contadora! No curso, graças à perfeita didática do lindo trabalho em conjunto das duas, concebida foi a contadora de histórias. Na oficina do Fabio Lisboa nasceu o meu “eu-contadora”.
Mas, o ANO DANADO DE BOM iria ainda mais longe e participei também do Encontro Internacional de Contadores de Histórias BOCA DO CÉU, magistralmente organizado por Regina Machado e sua equipe. Lá, assistindo espetáculos, discussões, oficinas com contadores nacionais e internacionais. Lá, refletindo e vivenciando, convivendo com esta trupe maravilhosa, afável, receptiva, alegre, eu me encontrei! Compreendi a dimensão e importância dos contadores de histórias e sua função no mundo: agradeço à Regina Machado, a toda a sua equipe de gente espetacular, aos amigos que lá fiz, às pessoas com as quais convivi, em especial à Drika Nunes, à Márys Brambilla, ao Beto (e seus fantoches), à Lívia Alencar, à Kalinde Braga, à Marina Bastos e novamente ao Fábio Lisboa por tudo isto.
Agora, em 2013, tive a grata e adorável experiência de ministrar o curso de contadores de histórias no SENAC de Americana e foi tão realizador quanto gratificante.
Alegria, realização, descobertas novas e interessantes, novos e revolucionários paradigmas são para serem compartilhados. Espalhando aos quatros ventos, divulgando alvissareiras novidades da magia que envolve o conto, do encantamento que nos envolve a narração, elementos atávicos que trazemos das fogueiras do calor humano ao redor das quais nos acomodamos e alertamos ouvidos e corações para as histórias de ontem, de hoje e de sempre, enfim, a partilha não é divisão, é mais do que soma, é multiplicação de bens-estares, de sentimentos e sensações prazerosos e mágicos, quase milagres.
Eis a razão pela qual desejo compartilhar meus humildes saberes, buscados e encontrados nos mais diversos cursos que venho realizando. Eis a razão pela qual convido a todos a participar do curso que eu e a Ana Chris Martins estamos oferecendo.

Turma I, aos sábados, das 14h às 17h, iniciando em 14 de setembro.
Turma II, às terças-feiras, das 19h às 22h, iniciando em 17 de setembro.
Inscrições (que podem ser feitas no primeiro dia de aula, chegando com 15 minutos de antecedência): (19) 9719-4492 ou (19) 3302-7927 ou (19) 3035-1536
Local: Rua Elvira Boys, 131 (Jd. Petrópolis) – Piracicaba.
Formação da Turma do SENAC-Americana, Curso de contadores de histórias, 03/agosto/2013
Formação da Turma do SENAC-Americana, Curso de contadores de histórias, 03/agosto/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário