quinta-feira, 23 de abril de 2015

Contador de histórias pedem valorização da atividade

20/03/2014 17:30

Contador de histórias pedem valorização da atividade

Em seu dia internacional, contadores de história de todo o país vêm à Câmara pedir valorização da atividade. Eles se reuniram, nesta quinta-feira, no auditório Nereu Ramos, defenderam um projeto de lei que cria a Semana Nacional dos Contadores de História e aproveitaram para interagir com estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Desde 1991, 20 de março é comemorado como o Dia Internacional dos Contadores de História. A celebração começou na Suécia como forma de promover a narrativa oral.
Mexi Kids / Stock.XCHNG
Criança Lendo
Integrante do grupo "Línguas encantadas e encantantes" e supervisora cultural da Prefeitura de São Paulo, Antônio Andrea de Sousa conta como essa arte milenar sobrevive nos tempos modernos e convive com a tecnologia e as redes sociais.
"A arte de contar é a mais antiga performance artística do ser humano. Tecnologia nenhuma vai tirar sua importância porque contar histórias resgata a nossa identidade cultural. Nenhuma vassourada do tempo vai tirar essa importância. A gente não é só flash back. Nós o somos o que todos precisam: ouvir o que foi dito para se repensar o hoje, contar o que já foi contado para se melhorar o hoje, ler o que alguém disse há muito tempo para pensar melhor o hoje".
O presidente da Associação Amigo das Histórias de Brasília, William Reis, ressaltou o papel dos contadores na preservação do hábito de ler.
"As pessoas vão criando o hábito pela leitura. O contador de histórias é esse incentivador que dá o gosto da leitura às crianças, aos adultos e aos idosos".
De forma geral, os contadores de histórias pediram a valorização da atividade, a ampliação do mercado e o incentivo à pesquisa.
Organizadora do evento na Câmara, a deputada Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, é autora da proposta (PL 4005/12) de criação da Semana Nacional dos Contadores de História, com foco sobretudo na rede pública de ensino, a fim de contribuir para a difusão de manifestações verbais, poéticas, literárias e musicais, que constituem o chamado "patrimônio cultural imaterial brasileiro".
"É o resgate da cultura pulsante. Duas coisas são importantes de serem consideradas (no PL): que se tenha a Semana do Contador de História; e que se considere a importância deles e a necessidade de que eles tenham também direito a uma aposentadoria, porque são fundamentais para a construção de um imaginário de nação que esse Brasil ainda não tem".
A proposta de criação da Semana Nacional dos Contadores de História ainda está em tramitação na Comissão de Educação da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário