quinta-feira, 23 de abril de 2015

III FEIRA DO LIVRO DO CCJ - 24 a 16/04/2015 das 10:00 às 18:00h

 
III FEIRA DO LIVRO DO CCJ

A
 
III Feira do Livro do CCJ acontece no último final de semana de abril. Mais de 50 editoras estarão reunidas, todas oferecendo, no mínimo, 50% de desconto nas suas publicações para diversas áreas de interesse e voltadas para todos os públicos.
Escritores independentes também participaram desta feira.
Confira algumas das editoras confirmadas: Companhia das Letras, Conrad, Brinque Book, Cosac Naify, WMF Martins Fontes, Martins Fontes, Editora 34, Unesp, Grupo Ibep, Peiropolis, L&PM, Objetiva, Record, Fundamento, Edições de Janeiro, Ciranda Cultural, Pulo do Gato, Publfflch, Universo dos Livros, Jujuba , Grupo Novo Conceito, Lexikon, Martim Claret, Global, Hedra, Contexto, Porto de Ideias, Nova Alexandria, Instituto Langage, N Versos, Odysseus, Escuta, Publifolha, Magna, Rocco, Senac, Boitempo, Perspectiva, Veneta, Gente, Bamboo, SJT, Panda, Parabola, Callis, Editora Online, Horizonte, Civilização Brasileira, Paz e Terra, Jose Olympio, Difel, Bertrand Brasil, Edições Loyola, Editora Vozes, Livro Falante,  Terceiro Nome, Revan, Leya, Madras, Melhoramentos, Escrituras e editora Petit, Editora Reformatório.
Castelo do Gibi estará presente com HQ’s a partir de 30% de desconto.
A Guerra dos Tronos estará na Feira do Livro. É o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin. O livro narra uma interminável disputa de poder de sete famílias nobres de Westeros.
Dias 24, 25 e 26/04, sexta e sábado, das 10h às 20h e domingo, das 10h às 18h. Arena.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso. Haverá maquina de cartão de crédito e debito.
Confirme presença no evento do Facebook: www.facebook.com/events/842764919130779

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO DE LEITURA COM CRIANÇAS E JOVENS

“Mediar a leitura é fazer-se de cordão umbilical entre o leitor e o livro, criando condições acolhedoras e ao mesmo tempo desafiadoras para que o leitor se desenvolva de tal maneira que possa prescindir dessa ponte para ler os os textos e o mundo .” [Márcia Leite]

OFICINA 1: SELEÇÃO DE LIVROS 
A oficina propõe um olhar sobre a vasta produção literária dirigida a crianças e jovens, enfatizando a importância da seleção e sua vinculação com concepções de leitor e leitura condutoras dos processos de mediação.
OFICINA 2: MEDIAÇÃO DE LEITURA 
A oficina tratará de alguns princípios norteadores do ato de mediar, entendendo a formação do leitor como um processo contínuo, com ações planejadas, em caráter dialógico.
QUEM PODE SE INTERESSAR
Professores de educação infantil e educação fundamental, professores da Sala de Leitura, bibliotecários e assistentes, coordenadores e orientadores pedagógicos, formadores/educadores em geral do CCJ e CEUS.
Com: Angela Toledo, Silvia Oberg, Stela Battaglia, Susana Ventura.
Dia 24/04 sexta, das 10h às 12h e das 13h às 15h. Espaço Tagarela.
Não recomendado para menores de 16 anos. 25 vagas por oficina. Inscrições antecipadas pelo e-maileducativo@ccj.art.br até 23/04. Será fornecida declaração de participação.

MENOR SLAM DO MUNDO

O menor slam do mundo é uma batalha com poesias de até 10s. Na mesma competição, ocorre o minimenor slam do mundo, com poemas de até 3s e o nano slam com até 1s. O grupo já percorreu os saraus mais conhecidos da cidade e participou da Feira do Livro em Buenos Aires no ano passado.
Dia 24/04, sexta, a partir das 12h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos.

BRINCADEIRAS E POESIAS DE REPENTE

Com o Grupo Festa de Rei será proposto o resgate das brincadeiras tradicionais. A partir desse momento eles proporcionarão um encontro com poetas repentistas que terão como tema a ser desenvolvido a criança e a infância. Durante a apresentação as crianças poderão registrar por meio da arte (xilogravura) suas percepções desse encontro e das brincadeiras vivenciadas, que ficarão expostas pelo espaço como cordel.
Dia 24/04, sexta, 15h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.
 DESENROLA | LITERATURA
O projeto Desenrola quer discutir temas polêmicos e atuais com a participação de convidados com opiniões diferentes e contando com um mediador para conduzir a conversa.
Neste Desenrola teremos a presença de Heloisa Ramos, professora aposentada, que trabalha atualmente com formação de professores e autora do polêmico livro Por Uma Vida Melhor da editora Ler e Aprender. Ela defende que português é uma língua viva e que devemos incorporar as mudanças.
Até a o fechamento deste guia ainda não havia sido confirmado o segundo convidado do projeto.
Dia 24/04, sexta, 16h30. Espaço Tagarela.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.
 

TEATRO | CRIPTA DE POE

A Cripta de Poe é um espetáculo “multimídia”, inspirado livremente no universo do poeta e escritor Edgar Allan Poe. Com uma estrutura fragmentada, a peça faz um mergulho no desconhecido da alma humana, apresentando histórias sobre personagens neuróticas e o duplo de cada homem.
“O Espectro”, “O Corvo”, “O Retrato Oval”, “Berenice”, “Ligéia, “Willian Wilson” e “O Coração Denunciador”, são a base da dramaturgia do espetáculo, concebidos em formato de “palco-instalação”, aliado a intervenções videográficas, ressaltando elementos de suspense e fantasmagoria, onde as figuras criam jogos neuróticos obsessivos.
Ficha técnica
Baseado livremente na obra de Edgar Allan Poe.
Lenerson Polonini (direção, dramaturgia e iluminação), Afonso Henrique Soares, Carina Casuscelli, Rosa Freitas, Rafael Schmitt, Claudia Wer e Guil Silveira (elenco), Paulo César Peréio (participação especial em vídeo), Carina Casuscelli (figurinos e maquiagem), Wilson Sukorski (música), Acauã Fonseca e Alexandre Ferraz (videocenário), Henrique Oda (assistente de imagem), Giuliano Conti (operação de vídeo), Damaris Pietra (operação de luz), Verônica Castro (operação de áudio).
Realização: Companhia Nova de Teatro.
Dia 24 e 25/04 sexta e sábado, 20h. Anfiteatro.
Não recomendado para menores de 16 anos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.
 

DA PONTE PRA LÁ SARAUZANDO EM BUENOS AIRES

Documentário que no sábado (25), durante a feira do livro será exibido, “Da ponte pra lá” narra a passagem dos artistas e escritores periféricos da cidade de São Paulo na Feira Del Líbro de Buenos Aires, em maio de 2014.
Na última década, a produção literária da periferia de São Paulo vem se consolidando na literatura brasileira com escritores destacados, selos editoriais independentes e o surgimento de diversos saraus e coletivos culturais são as bases dessa cena conhecida como Literatura Periférica. O projeto é financiado em parte pelo CCJ.
Ficha técnica:
Filme documentário, 15’, cor, São Paulo, 2014.
Amanda Prado, Kena Chaves e Tally Campos (direção), Tally Campos (direção de fotografia), Amanda Prado (produção), Tally Campos, Kena Chaves, Andrea Oliveira e Daniel Terrível (câmera), Tally Campos (edição e finalização), Amanda Prado, Kena Chaves e Tally Campos (pesquisa e roteiro).
Dia 25/04, sábado, 16h. Arena.
 

LANÇAMENTO DO LIVRO | OS MOTIVOS PARA VIVER

Bruno Cassiano lança seu livro “Os Motivos para Viver” na III Feira do Livro do CCJ.
Bruno tem vinte anos, é paulista e morador da zona norte, frequentador do CCJ e sempre quis ser escritor. Começou escrevendo poesia, mas hoje em dia também escreve contos e romances. É estudante de jornalismo. No livro ele escreve sobre o que pensar quando os motivos das coisas se perderem. O protagonista do livro é um jovem desmotivado que é ajudado pela amiga a descobrir novos desafios.
Dia 25/04, sábado, 17h. Espaço Tagarela.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.
 

5ª INDEPENDENTE | NEGO BIRA

A apresentação artística do NegoBira vai acontecer em uma edição especial do Projeto “Quinta Independente” durante a III Feira do Livro do CCJ.
O artista se encere perfeitamente na proposta do projeto graças à experiência adquirida nas participações em festivais e demais apresentações em casas especializadas, centros culturais, entre outros.
Chamado de NegoBira desde que soltou a voz pela primeira vez num festival de música, nos idos anos 1980 e nas primeiras rodas de samba, tornou-se músico, cantor e compositor, privilegiando o ritmo de samba.
Dia 25/04, sábado, 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.
 

LANÇAMENTO DO LIVRO: PRATOS E PROSAS: HISTÓRIA, CULTURA E CULINÁRIA NO ASSENTAMENTO BELA VISTA DO CHIBARRO

A partir das 13h uma prosa com os entrevistados e realizadores do projeto será conduzida e regada à música. A partir das 14h teremos a exibição do filme O Pouso da Gralha Azul, seguida de degustação de algumas receitas do livro.
Com: Bando Novo e Movimento Pé Vermelho.
Dia 26/04, domingo, das 13h às 15h30. Espaço Sarau.

SERENANDO

Serenando é uma intervenção lírico-musical que tem como objetivo convidar o público a receber uma serenata.
O cenário é composto de 02 janelas: Uma que fica a 2 metros de altura do chão com uma escada atrás para que o homenageado possa subir e ouvir poemas ou músicas. A outra janela é na altura do chão, não precisa de escada e tem como objetivo incluir os idosos, as crianças e pessoas com necessidades especiais. O repertório musical e poético é escolhido pelo grupo e oferecido ao público em forma de “cardápio”, sistema Jukebox. O cenário nômade, com ajuda de um sistema de rodinhas, vai sendo transportado pelo espaço convidando o público a participar.
Com Cia. Lira dos Anjos.
Dia 26/04, domingo, 16h. Espaço Tagarela.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

POETAS REPENTISTAS

A dupla de repentistas Adão Fernandes e João Dotô apresentará poesias e rimas dentro das métricas do repente como as sextilhas, os decassílabos, o quadrão perguntado, o galope a beira mar, os motes em 7 sílabas. O encontro com os cantadores repentistas contará com o intermédio de um locutor que dará os temas e os desafios que as duplas desenvolverão.
Dia: 26/04, domingo, 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

MEÇA SEU SARAU!

Os Jovens Monitores Culturais do CCJ convidam todxs xs parças, Jovens Monitores da Cidade ou não, a participarem do “Meça seu Sarau”. Tragam suas poesias, violas, pandeiros, alegria e energias positivas para o Centro Cultural da Juventude, o primeiro espaço público a receber o programa na cidade.
Dia 26/04, domingo, 17h. Espaço Tagarela.  
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

GABRIEL, O PENSADOR

Gabriel o Pensador precisou de 5 minutos e 44 segundos de “Linhas Tortas”, quinta faixa de seu oitavo CD, “Sem Crise”, para contar sua história. E de quebra contar a história da sua trajetória, seu retorno ao estúdio após sete anos sem lançar disco e tudo o que o motiva na vida e o motivou neste trabalho.
Na divisão de microfones, pesos pesados da música brasileira, que reforçam o casamento do hip hop com MPB. De cara, canta no rap que batiza o disco “Andei me afastando das raízes / Agora tô voltando, que nem um bumerangue / a música no sangue / lugar de caranguejo é no mangue”. O Pensador estará pela 1ª vez no CCJ – Centro Cultural da Juventude para uma apresentação com muito HIP HOP e contestação.
Dia 26/04, domingo, 18h. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. 300 lugares. Necessário retirar ingresso na recepção do CCJ, no dia, a partir das 15h, até 2 ingressos por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário