quarta-feira, 29 de abril de 2015

Virada Cultural 2015 - 20 e 21 de Junho - Maratona da Palavra

Projeto apresentado ao chamamento público para a 11ª edição da Virada Cultural

Maratona da Palavra

Encontro de Contadores de Histórias e Músicos

A palavra maratona se origina na lenda grega de um herói mensageiro. A Maratona da Palavra começa pelos mitos de criação indígenas, passa pela mitologia grega, contos populares brasileiros, africanos, orientais e nos conduzirá por histórias da tradição oral universal na voz de nove dos mais conceituados narradores paulistas, cariocas e mineiros. Talentosos músicos embelezam cada passo desta jornada mítica-musical.
Os narradores e suas histórias de vida:
Ana Luísa Lacombe
Tre¦és e¦ü demais_Nilmar Lage_cilindrO_Ocular (46)Atriz e contadora de histórias. Ganhou vários prêmios com estes trabalhos: Cinco Prêmios APCA,  um Prêmio Femsa, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Curadora do projeto “Sipurim – Hora da História” do Centro da Cultura Judaica. Professora e coordenadora do Curso de formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen (2013). Lançou o CD “Canções do Faz e Conta”, os livros “A Árvore de Tamoromu” e “Teia de Experiências” – Reflexões sobre a Formação do Contador de histórias.
 Andi Rubinstein
andiestadinho1Mestre em Teatro de Animação pela University of Connecticut. Fundadora  do grupo internacional de teatro “Foreign Landscapes”, e do grupo brasileiro Cia Faísca teatro de histórias e imagens. Ganhou o prêmio Myriam Muniz para montar o espetáculo “O Círculo de Salomão” e viajou pelo mundo com seu premiado espetáculo “By the Willow”.
Dinah Feldman
-® Roberto Andr+®_1421_Dinah
Atriz, narradora de histórias e produtora. Desde 2006, pesquisa e estuda a arte de narrar histórias, integrando também a Cia Dedo de Prosa. Participou do festival YELEEN, em Burkina Faso, África em 2010/11, onde estudou com TOUMANI KOUYATÉ. É narradora de histórias, idealizadora e produtora do projeto A TRADIÇÃO ORAL AFRICANA – A TRAVESSIA DAS PALAVRAS, em parceria com o artista africano TOUMANI KOUYATÉ. É atriz, idealizadora e produtora do espetáculo AS TRÊS MULHERES SABIDAS e do espetáculo Réquiem – vencedor do II Concurso CCJ de Montagens Teatrais e indicado ao Prêmio SHELL 2009 (direção e figurino), ao 3o Prêmio Contigo! de Teatro e ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.
Elcio Rodrigues
ElcioAtor e Contador de histórias, formado em artes circenses com a Família Medeiros e atualmente integrante da Cia Prosa dos Ventos. Desenvolve um trabalho de Narração de Histórias em diversos locais: SESCs, bibliotecas, escolas, escolas bilíngües, livrarias, etc. Nos anos de 2014/13/12, participou do V, IV e III Festival de Contador de História do CCBB. Ainda como contador, participou do programa Quintal da Cultura, na TV Cultura. Participou da 4ª e 9ª edição do Festival a Arte de Contar Histórias da PMSP, em 2013 participou do VI Festival de Contadores de Histórias de Porto Alegre e em 2014 participou do 3º Conte Outra Vez Festival de Contadores de História de Recife. Durante quatro anos contou histórias no projeto chamado “Clowntadores de Histórias” no Hospital Beneficência Portuguesa. Participou do Saravau organizado por Regina Machado e em 2006, representou o Brasil em Portugal contando histórias. Durante o ano de 2010, contou histórias em algumas capitais do Brasil, através do projeto Feira da Saúde do HSBC.
Fabio Lisboa
_MG_7303Contador de histórias, autor, incentivador de leitura e palestrante. Graduado em Comunicação Social-ESPM e Letras-USP, pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Desenvolve projetos em centros culturais, editoras, universidades, escolas, bibliotecas, SESCs, Secretarias de Cultura e Educação, empresas, TV Cultura e Festivais Nacionais e Internacionais.www.contarhistorias.com.br
Gislayne Avelar Matos
GislayneMestra em Educação pela UFMG. Contadora de Histórias. Idealizadora dos projetos: Convivendo com Arte e Noite de Contos. Formadora de novos contadores. Autora dos livros: A palavra do contador de histórias e O ofício do contador de histórias em co-autoria com Inno Sorsy, Martins Fontes.
 Kelly Orasi
KellyAtriz e contadora de histórias. Uma das fundadoras do Núcleo Trecos e Cacarecos (1993) . Em 1998, iniciou seu ofício na arte de contar histórias noEncontro Internacional de Contadores de Histórias realizado no Instituto Cultural Itaú, com curadoria de Regina Machado. Desde então vem desenvolvendo amplo repertório, ministrando cursos  e explorando os recursos do teatro de objetos em sua narrativa. Premiada, em 2011, pela Revista Crescer, como Melhor Contadora de Histórias com o espetáculo “Dom Quixote, o cavaleiro sonhador”. Entre 2007 e 2009, foi curadora do Centro de Formação de Contadores de Histórias da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, realizado pela Coordenadoria de Bibliotecas. Foi coordenadora e professora, por sete anos, do Curso Básico de Formação de Contadores de Histórias na Biblioteca Hans Christian Andersen, com mais de 450 alunos formados. Faz parte do corpo de professores do curso de pós-graduação “A Arte de Contar Histórias” ministrando a disciplina “O Objeto na Performance Narrativa”.
Rosita Flores
História de TriãngulosContadora de histórias, educadora e mestre pela UFSCar. Há quatro anos fundou a Cia Duo Encantado e integra o grupo Beija Fulô desde 2010. Coordenou diversos projetos de contação de histórias entre 2004-2008. Participa de projetos de contação de histórias e mediação de leitura pelas prefeituras de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes.
 Simone Grande
Continente de histórias 1Contadora de Histórias, atriz, diretora e autora teatral. Já recebeu diversos prêmios pelos espetáculos de seus Grupos: As Meninas do Conto e A Fabulosa Cia, que são criados a partir de contos populares. Pós-Graduada em “A Arte de Contar Histórias, abordagens poética, literária e performática” – FINOM. Formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, e como atriz pelo Teatro Escola Célia Helena. Conta histórias para adultos e crianças há quase 20 anos, histórias que resgatam a força da palavra, sempre cheias de humor, fantasia e sabedoria. Seu repertório é composto por contos do Brasil e do mundo. Já se apresentou em diversos Festivais: Caribe Cuenta/ Colômbia, Miami Cuenta / E. U., Festival de Londrina, Festival Internacional Boca do Céu, Festival das Bibliotecas de São Paulo, Festival de Santa Barbara do Oeste, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário