terça-feira, 24 de julho de 2012

CONVIDADOS - BOCA DO CÉU


Artistas (contadores/autores) internacionais convidados e já confirmados:

Adama AkiliAdama Akili

Embalada ao som dos contos de sua avó e de sua mãe durante as noites de sua infância, Adama está engajada em um movimento de criação contemporânea. Ela adapta os contos ouvidos na infância, cria outros, representa a si mesma em suas criações (Asi Wassa; Moï, la fille des eaux [Moi, a filha das águas]; Hadjo ; Zouley l’orpheline [Zoley a órfã]...) e persegue assim sua luta pela emancipação da mulher. Em seus contos, Adama convida os viajantes à fraternidade entre os povos. Ela evoca seu sonho de paz estável e durável. Gosta de contar histórias de seu país, o Níger: histórias do Tenere, um dos maiores desertos do mundo, e das margens do rio Níger, 4o rio mais longo da África. Adama, uma das raras donas de casa que exerce uma atividade cultural no Níger, é um exemplo de empenho na luta contra os preconceitos de sua sociedade.



Catherine ZarcateCatherine Zarcate

Contadora de histórias profissional desde 1979, Catherine Zarcate faz parte da « primeira geração » de contadores que iniciaram o renouveau do conto na França. Improvisadora incansável, ela se enriquece junto a cantores e dançarinos contemporâneos e conta como se canta um raga: durante noites inteiras, nunca com as mesmas palavras (O Rei Salomão e a Rainha de Sabá, O romance de Antar, Bazar Noturno, Exploradores de Mundos). Mulher presente em seu mundo, ela cria a palavra contemporânea que marca sua geração (Filhos do Vento). À procura do equilíbrio, cultiva os contos chineses (Contos de Jade, O macaco peregrino). Sensível à profundidade humana, interroga nossa relação com a natureza e se abre para os mitos (Krishna Lila, A busca de Isis). Sua escolha essencial: unir, a cada narração, profundidade e humor.
Para saber mais: www.catherine-zarcate.com



Eric MaddernEric Maddern

Nasceu em Whyalla, uma pequena cidade do sul da Austrália. Escritor, músico, dançarino, consultor em comunicação e contador de histórias, estudou teatro e psicologia social na Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Após se formar, viaja por dois anos e estuda dança, voz, teatro, massagem yoga e meditação na Califórnia antes de voltar para a Austrália. Ali, é levado a trabalhar com comunidades aborígenes do centro do país. A experiência – que durou quatro anos – deixou-o fascinado com as noções indígenas do Sonho, da Terra Sagrada, dos Ritos de Passagem. De volta à Inglaterra, Maddern faz apresentações sobre os aborígenes da Austrália, que o acompanham em algumas performances. A narração de histórias começa mais tarde, com Maddern fazendo mais de 50 apresentações em sítios históricos do patrimônio inglês como os círculos de pedra, fortalezas, ruínas romanas, abadias, castelos e mansões. Desde então, ele percorre escolas, bibliotecas, galerias de arte, florestas, museus, prisões e festivais internacionais contando histórias e cantando. Eric Maddern mora atualmente no norte do País de Gales, onde fundou o retiro Cae Mabon numa típica casa céltica de pedra, espécie de Local Sagrado onde são exploradas as possibilidades de desenvolvimento de Rituais de Passagem contemporâneos para jovens.
Para saber mais: www.ericmaddern.co.uk



Hassane KouyatéHassane Kouyate

Nasceu em Burkina Faso, país da África Ocidental, de uma família de menestréis (griots). Cantor e defensor da cultura tradicional de seu povo, os mandingas, é contista, ator de teatro, músico, bailarino e diretor de teatro. Começa sua carreira artística atuando em várias companhias de teatro africanas e, em seguida, passa a atuar no teatro europeu. Atualmente, é diretor artístico da companhia Dois Tempos Três Movimentos, em Paris, criada por ele e amigos em 1988 para favorecer os encontros entre artistas de diferentes países. Os contos de Hassane são relatos iniciáticos, cheios de humor e sabedoria. Ele interage com o público e estabelece com este uma cumplicidade que o leva a participar do espetáculo. Sucesso junto ao público brasileiro, Hassane Kouyaté se apresentou e ministrou oficinas nas edições de 2006 e 2010 do Encontro Boca do Céu que registraram um número de inscritos muito acima da capacidade de acolhida.



Oro Anahory-LibrowiczOro Anahory-Librowicz

Oro Anahory-Librowicz é apaixonada por todas as formas da tradição oral. Especialista das canções tradicionais judeu-espanholas, ou ladinas, ensina espanhol na Universidade de Montreal. Oro semeia seus contos aos quatro ventos em francês, inglês, judeu-espanhol e em espanhol, sua língua materna. Já fez apresentações no Canadá, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Espanha e na Venezuela. Contar é sua maneira de partilhar com o Outro seu próprio patrimônio e sua humanidade. É também a forma que ela encontrou de suspender o tempo, triunfar sobre o cotidiano e tocar o encantamento da vida.



Laura SimmsLaura Simms

Premiada e aclamada internacionalmente, Laura Simms é contadora de histórias, escritora e educadora que defende a arte de contar histórias como um ato de compaixão, capaz de levar transformação pessoal e da comunidade. Poucos contadores têm a incrível presença e a voz mágica de Laura Simms. Laura combina histórias tradicionais com narrativas pessoais para adultos e crianças. É pesquisadora sênior no Instituto Internacional da Paz no campus de Newark da Universidade Rutgers [Universidade Estadual de Nova Jérsei] sob os auspícios da UNESCO. Porta-voz da narração como arte de cura, ela apresenta as linhas-mestras e ateliês em conferências, pequenas cidadess, escolas, universidades e eventos comunitários no mundo todo. Membro da Therapeutic Arts Alliance de Manhattan e professora sênior da meditação budista Shambhala, Laura recebeu o Prêmio “Brimstone” para Contadores de Histórias Engajados, o prêmio “Choice” pela melhor coleção de histórias e o prêmio “Vila Sésamo Sunny Days” por seu trabalho com crianças no mundo todo. Trabalha como professora com Terry Tempest Williams na Universidade de Utah, é consultora no projeto ETSU’s CANCER STORIES, e consultora em expressão oral de fundações e ONG’s que fazem intervenções pós-desastres e conflitos. Recentemente, Laura Simms apresentou-se na Cúpula da Paz de Newark e na Conferência para a Paz e os Valores Mundiais em Monterrey, no México. Seu mais recente livro, publicado em junho de 2011 pela Sentient Books, é Our Secret Territory: The Essence of Storytelling [Nosso território secreto: a essência da narração de histórias]. Laura é a mãe do famoso autor Ishmael Beah, com quem profere diversas palestras.
Para saber mais: www.laurasimms.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário