terça-feira, 24 de julho de 2012

Marília Tresca - Agenda de Agosto

Caminhando,
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho
original”
Albert Einstein
"Dar nos libera do território familiar de nossas próprias necessidades, abrindo nossa mente para os mundos inexplicáveis ocupados pelas necessidades dos outros."
Barbara Bush
Meu desejo que nós tenhamos a percepção de ficarmos apenas com o que precisamos, doarmos tudo que não nos serve e o outro necessite e não adquirirmos nada que nos atrapalhe o caminhar para ativarmos a engrenagem da felicidade !
Com carinho,
Marilia Tresca
Curso Caminhando, Cantando e Contando Histórias
Tema– “Contos que resgatam valores”
Orientação: Marilia Tresca -professora de Artes e Contadora de Histórias
Carga horária: 4 horas / com certificado
Data: 26/08/2012 – Domingo
Horário: 9h às 13h
Novo Local: Núcleo CRE-SER – Rua do Grito, 122 -Ipiranga – São Paulo – SP (Próximo ao metrô Sacomã – linha verde)
Investimento: R$ 50,00
Depositados no Itaú - agência 6681 conta 02204-9 em nome de Marilia Tresca Silva Telles de Mello
Inscrições: por e-mail: mariliatresca@gmail.com(enviar ficha de inscrição preenchida)
Ou por telefone (11) 9801-4740
Total de vagas: 25
Não há necessidade de pré-requisitos
Curso totalmente prático
Observação : Após o curso, a partir das 15h haverá um sarau de contadores de histórias e feira de livros usados. Estão todos convidados.

FICHA DE INSCRIÇÃO - Curso dia 26/08/2012 (domingo) 9h às 13h

Nome -
Endereço –
Cidade -
Telefone -
e-mail -
Idade -
Atividade exercida -
Como tomou conhecimento do curso ?
Qual o objetivo em fazer o curso ?
Vai participar do sarau ?
........................................................................................
Sarau de Contadores de Histórias
Data: 26/08/2012– Domingo
Horário: 15h às 18h
Novo Local: Núcleo CRE-SER – Rua do Grito, 122 -Ipiranga – São Paulo – SP (Próximo ao metrô Sacomã – linha verde)
Ingresso: 1 prenda para o bingo de Natal que será em novembro 2012.
Traga um prato de doce, salgado ou fruta para o nosso lanche comunitário e uma história para contar (tema livre). Por favor, confirme sua participação preenchendo a ficha de inscrição abaixo.
Total de vagas: 40

FICHA DE INSCRIÇÃO – Sarau 26/08/2012 (domingo) 15h às 18h

Nome -
Endereço –
Cidade -
Telefone -
e-mail -
Idade -
Atividade exercida -
Vai contar histórias no sarau ?
Observação : As fotos do curso e do sarau de junho já estão no meu blog :www.marilia-tresca.blogspot.com
E em Setembro:
Curso BrincaMundo com a professora Leide Vania Marques Felicio
Bem antes do vídeo-game, internet e jogos eletrônicos as crianças do mundo inteiro inventaram seus próprios jogos e brinquedos.
Venha conhecer alguns deles nesse divertido encontro criado para educadores, brinquedistas e todos aqueles que gostam de um bom jogo.
Cantando,
Desapego
Vamos pensar numa vida nova
Vamos pensar em ser feliz
O que você tem daqui não leva embora
Desapegar pra ser feliz
Eu sei que a dor pra sair demora um tempo
Mas eu te entendo e por isso eu estou aqui
Em tão pouco tempo temos muito que aprender
Pra saber que quando acaba, acaba e faz crescer
Vamos pensar e pensar agora
Vamos pensar em ser feliz
O que você tem, você tem e não evapora
Depois de chover eu volto a sorrir
Tudo acontece tudo tem seu tempo
Mas nesse momento eu prefiro ter você aqui
Em tão pouco tempo temos muito que aprender
Pra saber que quando acaba, acaba e faz crescer
Novas cores vão aparecer
E com elas pintarei meus sonhos...com você
E contando histórias...
Chama da alma
(Autor desconhecido)
Havia um rei que apesar de ser muito rico, tinha a fama de ser um grande doador, desapegado de sua riqueza. De uma forma bastante estranha, quanto mais ele doava ao seu povo, auxiliando-o, mais os cofres do seu fabuloso palácio se enchiam.
Um dia, um sábio que estava passando por muitas dificuldades, procurou o rei. Ele queria descobrir qual era o segredo daquele monarca.
Como sábio, ele pensava e não conseguia entender como é que o rei, que não estudava as sagradas escrituras, nem levava uma vida de penitência e renúncia, ao contrário, vivia rodeado de luxo e riquezas, podia não se contaminar com tantas coisas materiais.
Afinal, ele, como sábio, havia renunciado a todos os bens da terra, vivia meditando e estudando e, contudo, se reconhecia com muitas dificuldades na alma. Sentia-se em tormenta. E o rei era virtuoso e amado por todos.
Ao chegar em frente ao rei, perguntou-lhe qual era o segredo de viver daquela forma, e ele lhe respondeu:
"Acenda uma lamparina e passe por todas as dependências do palácio e você descobrirá qual é o meu segredo." Porém, há uma condição: se você deixar que a chama da lamparina se apague, cairá morto no mesmo instante.
O sábio pegou uma lamparina, acendeu e começou a visitar todas as salas do palácio. Duas horas depois voltou à presença do rei, que lhe perguntou:
"Você conseguiu ver todas as minhas riquezas?"
O sábio, que ainda estava tremendo da experiência porque temia perder a vida, se a chama apagasse, respondeu:
"Majestade, eu não vi absolutamente nada. Estava tão preocupado em manter acesa a chama da lamparina que só fui passando pelas salas, e não notei nada."
Com o olhar cheio de misericórdia, o rei contou o seu segredo:
"Pois é assim que eu vivo. Tenho toda minha atenção voltada para manter acesa a chama da minha alma que, embora tenha tantas riquezas, elas não me afetam."
"Tenho a consciência de que sou eu que preciso iluminar meu mundo com minha presença e não o contrário."
O sábio representa na história as pessoas insatisfeitas, aquelas que dizem que nada lhes sai bem. Vivem irritadas e afirmam ter raiva da vida.
O rei representa as criaturas tranqüilas, ajustadas, confiantes. Criaturas que são candidatas ao triunfo nas atividades que se dedicam. São sempre agradáveis, sociáveis e estimuladoras.
Quando se tornam líderes, são criativas, dignas e enriquecedoras.
Deste último grupo saem os que promovem o desenvolvimento da sociedade, os gênios criadores e os grandes cultivadores da verdade.
................................
Toxinas da casa
Diz dona Francisca, minha secretária, que acaba de chegar:
- "Antes de dar uma geral na casa, deixa eu te dar um abraço que
preste!" e ela me apertou.
Na matemática de dona Francisca,
="quatro abraços por dia dão para sobreviver;
=oito ajudam a nos manter vivos;
=12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".
Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são:
- objetos que você não usa,
- roupas que você não gosta ou não usa há um ano,
- coisas feias,
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas,
- velhas cartas, bilhetes,
- plantas mortas ou doentes,
- recibos/jornais/revistas, antigos,
- remédios vencidos,
- meias velhas, furadas,
- sapatos estragados...
Ufa, que peso!
"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.
"Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa!",
ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa...
O 'destralhamento' é a forma mais rápida de transformar a vida e
ajudar as outras eventuais terapias.
Com o destralhamento:
- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...
É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente
cheio de entulho,
pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
- sentir-se desorganizado; fracassado; limitado; aumento de peso;
apegado ao passado...
> No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
> Na entrada, restringem o fluxo da vida;
> Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
> Acima de nós, são dores de cabeça;
> "Sob a cama, poluem o sono".
> "Oito horas, para trabalhar; Oito horas, para descansar; Oito horas, para se cuidar."
Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?
....e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!
- Para mandar embora!
Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos,
- das luzes fortes,
- das cores berrantes,
- dos odores químicos,
- dos revestimentos sintéticos...
e também...
- libere mágoas,
- pare de fumar,
- diminua o uso da carne,
- termine projetos inacabados.
"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser
impermanente", diz a sabedoria oriental.
O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado
instante presente.
Dona Francisca me conta que
="as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo"...
a gente deveria de ser assim, ela diz:
"Destralhar ajuda a adocicar."
Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar?
“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”
*Dalai Lama*

Nenhum comentário:

Postar um comentário